Construção de passeio pedonal até Albarquel arranca a 6 de Março

A construção de um passeio pedonal na EN 10-4, entre o o restaurante “A Restinguinha” e o acesso à Praia de Albarquel, em Setúbal, arranca a 6 de Março, levando ao condicionamento do trânsito automóvel, por um período previsível de 90 dias.

Em virtude da realização da operação de beneficiação daquele troço da estrada de acesso às praias da Arrábida, a circulação automóvel processa-se em regime de alternância, com regulação semafórica, nos próximos três meses.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Setúbal adjudicou a obra de construção de um passeio pedonal com cerca de 600 metros, num investimento autárquico de 150 mil euros integrado no plano de mobilidade segura e sustentável do município sadino para as zonas balneares do concelho.

O novo passeio, a criar no sentido poente/nascente da estrada de acesso às praias da Arrábida, confere “uma maior atractividade àquela zona turística de lazer e, em simultâneo, acrescenta melhores condições de mobilidade e de segurança para os transeuntes”, refere a autarquia.

A nova zona pedonal inclui a remoção dos rails metálicos de protecção existentes, substituídos por uma solução mais contemporânea e com uma imagem mais atractiva, concretamente guardas e rail de segurança em madeira, com reforço metálico. A obra a iniciar em breve inclui ainda a implementação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, a colocação de sinalização rodoviária horizontal e vertical, a definição de uma área de paragem para autocarros e a criação de uma bolsa de estacionamento nas imediações do restaurante “A Restinguinha”.

“Esta é uma das acções estruturantes da estratégia municipal ‘Arrábida Sem Carros’, implementada pela autarquia no Verão de 2018 e que promove uma mobilidade segura e sustentável às praias, com o objectivo é assegurar o acesso de todos, em condições de segurança e em respeito pela natureza, às zonas balneares”, refere ainda a autarquia sadina.

Lembre-se que o “Arrábida Sem Carros” contempla um conjunto de medidas para resolver o problema de congestionamento do trânsito e parqueamento nas estradas de acesso às praias, realidade que, a par dos constrangimentos, põe em risco a segurança e a qualidade do serviço de socorro.

O município, através de decisões concertadas com outras entidades, que limitou a circulação automóvel individual na EN10-4, na época balnear, entre 1 de Junho e meados de Setembro, contribuiu para o reforço do transporte público a partir da cidade e de Azeitão e entre as praias, com mais carreiras e de maior regularidade, e regulou o estacionamento.

A estes, entre outros investimentos programados, acresce uma nova infraestrutura para acostagem de pequenas embarcações de recreio, de utilização permanente durante todo o ano, no portinho da Arrábida, resultado de um investimento da autarquia superior a 150 mil euros.