O estilista Luís Buchinho vai apresentar o livro “Sal”, no dia 9 de dezembro, pelas 19h00, na Casa da Cultura, em Setúbal.
A Fundação Cecília Zino editou “Sal”, uma novela gráfica com ilustrações do estilista setubalense, Luís Buchinho, e argumento original de João Andrade.
Uma história de sobrevivência sobre adolescentes e crianças em risco. Já está disponível nas lojas FNAC e em livrarias selecionadas e 2 euros da venda de cada livro reverterá a favor da construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal.
Luís Buchinho afirma que “iniciado em março de 2020, no primeiro confinamento, ‘Sal’ foi a materialização de um sonho antigo de fazer uma Banda Desenhada”. “Algo que se revelou bem mais complexo do que imaginava! Mas, passados quase 3 anos, aqui está. Espero que gostem”, adianta. Sediada na ilha da Madeira desde 1961, a Fundação Cecília Zino foi instituída para cumprir a vontade de Cecília Rose Zino de criar um Hospital Pediátrico dedicado às crianças pobres da região.
Com o apoio de uma congregação religiosa desempenhou um importantíssimo papel no tratamento do último surto de poliomielite detetado em Portugal, de março a julho de 1972.
O antigo hospital foi transformado na Casa de Acolhimento Residencial, um centro de proteção e assistência a crianças e jovens necessitados. Entretanto, foi também criado, em 2018, o Centro para o Desenvolvimento Humano, um espaço onde a intervenção social coabita com projetos de âmbito cultural.