Escultor Pedro Marques presente na Bienal Montreux 2023 na Suiça

O escultor Pedro Marques, do distrito de Setúbal, está presente na 8.ª edição da Bienal Montreux 2023. É o único escultor português entre os 47 artistas presentes no certame que terá lugar em outubro na Suiça.

Segundo Pedro Marques, esta escultura “Manto Terrestre”, reflete “a ligação entre os materiais utilizados na sua construção e o nosso planeta”.

“A forma como o ferro foi moldado lembra uma espécie de tecido, levando a este jogo de palavras sobre uma das camadas da Terra, o manto”, explica Pedro Marques.

“Embora estas camadas tenham sido criadas há milhões de anos, elas são parte integrante da vida no nosso planeta e fornecem-nos muitos recursos, como os materiais (re)utilizados para esta escultura”, conclui.

Os trabalhos dos artistas participantes na edição 2023 do certame são submetidos ao voto do público, que pode eleger a peça vencedora, ao longo de outubro, no endereço https://www.biennale.ch/contact/.

Pedro Marques foi o primeiro português a ser distinguido na bienal de Montreux, ao vencer a sexta edição, em 2019, com uma escultura em ferro, com 4,5 metros de altura, representando uma garrafa de moscatel.

Além da participação na Biennale de Montreux, o escultor setubalense mostra-se, com duas peças, na exposição Ailyos Art and Nature 2023, a decorrer até 22 de outubro, igualmente na Suíça.

Em Setúbal, algumas das obras de Pedro Marques podem ser apreciadas neste momento na mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, a decorrer até amanhã no Largo José Afonso, no âmbito das Festas da Baía de Setúbal 2023.