Município de Alcochete celebra restauração do concelho

O município de Alcochete vai comemorar o 126.º aniversário da Restauração da autonomia do concelho conquistada a 15 de Janeiro de 1898, com uma sessão solene e homenagem a personalidades e instituições.

A Restauração do Concelho de Alcochete assume para as gentes locais uma importância vital em termos de manutenção da identidade local. Recordar e celebrar o 15 de Janeiro de 1898 é manter viva a identidade e história recente de Alcochete, é invocar e transmitir às gerações mais novas a perseverança e não conformismo de homens que lutaram pela autonomia do nosso município.

No próximo dia 15 de janeiro, a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 sai à rua, às 21h00, para a apresentação de cumprimentos à Câmara Municipal de Alcochete, à Junta de Freguesia de Alcochete e às coletividades do centro da vila de Alcochete. Após a saudação às autarquias e às coletividades, a festa continua na sede da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 com a cerimónia do apagar das velas do bolo de aniversário, prevista para as 23h00.

Anualmente, o município de Alcochete também festeja a data histórica com a realização de uma sessão solene em que são homenageadas personalidades e entidades que contribuem para o engrandecimento e dignificação do município, bem como os trabalhadores municipais e das juntas de Freguesia. A nova Norma Municipal das Insígnias e Distinções Honoríficas de Alcochete, aprovada em dezembro último, estipula a atribuição da Medalha D. Manuel I, da Medalha Municipal de Mérito e da Medalha Municipal de 30 Anos de Serviço.

Com entrada livre, a sessão solene promovida pela câmara Municipal de Alcochete vai realizar-se no dia 19 de janeiro, com início às 21h00, no Fórum Cultural de Alcochete.

A Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 também promove na sua sede, no dia 20 de janeiro, com início às 16h00, a sua tradicional sessão solene do 126.º aniversário desta coletividade constituída precisamente no dia 15 de Janeiro de 1898 exatamente para festejar a restauração da autonomia do concelho.