Encontrados novos vestígios de ocupação romana na Herdade da Comenda

Foram encontrados novos vestígios de estruturas pertencentes ao período romano, na Herdade da Comenda, na Arrábida, em Setúbal, anunciaram os proprietários, através de um comunicado de imprensa.

“Dados preliminares, que resultam das sondagens já efetuadas na margem direita da Ribeira da Ajuda, junto ao Rio Sado, permitem concluir que os achados pertencem a um muro da era romana, possivelmente tardo-romana”, refere o comunicado, acrescentado que “foram encontradas outras estruturas, cuja relação com o muro vai agora ser estudada. Ao nível do edificado, as sondagens permitiram identificar uma estrutura em arco, pertencente a um balneário, do mesmo período”.

“Foram ainda encontrados artefactos como cerâmica romana e anzóis”, adianta.

“Os trabalhos arqueológicos, realizados em articulação com a Direção-Geral do Património Cultural, vão continuar nas duas margens da Ribeira, onde já foi encontrado um conjunto de cetárias (tanques retangulares destinados à salga e fabrico de diversos preparados de peixe da época romana)”, conclui.

A existência de vestígios da presença romana na Herdade da Comenda é conhecida desde o Séc. XIX, onde se acredita que terá existido um edifício do estilo Villa, bem como uma unidade de produção de conservas de peixe, semelhante à que existe na Península de Troia.