E-vox canta Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama em Setúbal

O grupo musical e-Vox vai dar o concerto “Claridade “, no sábado, dia 15 de Outubro às 21h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A temática musical vai de Frei Agostinho da Cruz a Serbastião da Gama, dois poetas apaixonados pela Arrábida.

Salvador Peres, um dos elementos do grupo musical escreve sobre o concerto:

“A abordagem melódica, na música do e-Vox, propicia uma interessante reflexão sobre a ligação entre a poesia e a música. A quase totalidade das composições musicais do seu reportório são feitas a partir da leitura dos poemas. Primeiro, a palavra; depois, a música. Mas como se acha a melodia dentro das palavras? George Steiner (1929-2020), um dos maiores pensadores do nosso tempo, dizia acerca da invenção da melodia “É o mistério supremo de todo o conhecimento humano”.
De onde vem? Como se forma a melodia na cabeça do compositor? Que mecanismo a faz eclodir? No acto de compor a partir da poesia de Frei Agostinho da Cruz, Bocage ou Sebastião da Gama, só para falar de poetas abordados nos mais recentes concertos do e-Vox, estará certamente a resposta. Assim como, estará a resposta no acto de compor inumeráveis canções desde que o homem se afoitou, desde a noite dos tempos, a compor música a partir das palavras. O produto musical surge do silêncio, do nada, do inominável, do mistério impenetrável do espírito humano.
Seguir a evolução melódica feita sobre o soneto Amor que tudo quer nada consente, de Frei Agostinho da Cruz, sobre o soneto Receios de Mudança no Objecto Amado, de Bocage, ou do poema Nupcial, de Sebastião da Gama é partilhar desse mistério, aflorá-lo, mas sem esperança de alguma vez o entender.
Do poema e da melodia que dele nasceu resulta algo transcendente, que ninguém sabe de onde surgiu, nem porquê. No acto paradoxal de criar música, na perplexidade de ver nascer algo do nada, sente-se que da amálgama inescrutável do desconhecido algo de maravilhoso se tornou real”.