Setúbal prepara-se para ver navios

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância da Semana do Mar que decorrerá de 17 a 23 de outubro, para a valorização das potencialidades de desenvolvimento da ligação entre a cidade e o rio Sado.

“Com a Semana do Mar pretendemos afirmar o potencial de desenvolvimento económico que esta ligação de Setúbal ao mar potencia através do seu porto, seja no plano local, regional ou nacional”, sublinhou o autarca em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, de apresentação do evento.

A Semana do Mar, organizada numa parceria conjunta entre Câmara Municipal de Setúbal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Aporvela e Marinha Portuguesa, contempla um conjunto de atividades, como visitas a navios, batismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação, que “avivam a memória para a importância histórica e cultural de Setúbal na sua relação social e económica com o mar”.

André Martins frisou que o evento tem como objetivo “afirmar a responsabilidade histórica de Setúbal e dos setubalenses na defesa, preservação e promoção desse harmonioso património natural que podemos considerar único e de valor incomensurável”, constituído por Estuário do Sado, Baía de Setúbal, Serra da Arrábida e “o mar que lhes abre portas ao mundo”.

O autarca destacou, igualmente, a importância do evento para a defesa e valorização da comunidade piscatória, bem como para “continuar a trabalhar para alcançar uma cada ver maior e melhor relação da cidade com o rio, incentivando também as atividades da marítimo-turística e os desportos náuticos”.

Já o administrador da APSS, Ricardo Cordeiro, sublinhou que “há um conjunto de iniciativas associadas ao evento que permitem que todos saibam que há uma atividade portuária qualificada em Setúbal e compatível com os valores naturais do estuário.”


Ricardo Cordeiro revelou ainda uma “surpresa de última hora” no programa da Semana do Mar que é a presença em Setúbal do navio-escola norueguês Sorlandet, que também estará aberto para visitas escolares e do público em geral, em datas e horários a divulgar oportunamente.

Para o presidente da Aporvela, comandante João Lúcio, “vale muito a pena visitar esta embarcação, que percorre todo o mundo e proporciona uma experiência única de ensino”.

Programação:

A realização da sétima edição da Semana do Mar é, para o responsável da Aporvela, “um feito extraordinário que demonstra que Setúbal é uma cidade virada para o mar”.

De entre o programa de atividades previsto para o evento, o responsável sublinhou as tradicionais visitas escolares aos navios emblemáticos, que registam “uma grande adesão, com a inscrição de milhares de alunos das escolas da região”.

É de destacar que o NRP Sagres vem de regresso de uma viagem ao Brasil diretamente para Setúbal, o que, para João Lúcio, “torna ainda mais especial a sua presença na Semana do Mar”.

Além do NRP Sagres e do Sorlandet, também estão abertos a visitas escolares e do público em geral o Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, e a caravela Vera Cruz, entre 20 e 22 de outubro, sempre na zona ribeirinha, no Cais 2, e com entrada gratuita.

No dia 20, podem ser visitados o Santa Maria Manuela e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00, no dia 21 o NRP Sagres e o Santa Maria Manuela, das 10h00 às 17h00, e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00, e no dia 22 o NRP Sagres e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00.

A Semana do Mar começa a 17 de outubro com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, com início às 09h00 no Fórum Municipal Luísa Todi.

O dia de abertura conta também com um concerto pela Banda da Armada, às 21h30 no mesmo espaço, numa parceria com a Marinha Portuguesa. O concerto é gratuito, mas é necessário levantar convites na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, num máximo de dois por pessoa.

O derradeiro dia do evento, 23 de outubro, um domingo, fica marcado pela largada do NRP Sagres e da Caravela Vera Cruz, que zarpam às 11h00 do Cais 2 e do molhe exterior.

No mesmo dia, e à mesma hora, parte de Setúbal o Rally-Cruzeiro Setúbal-Lisboa, resultado de uma pareceria entre a Associação Nacional de Cruzeiros e a Aporvela, depois de a 21, sexta-feira, se ter realizado o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, este igualmente com o envolvimento do Clube de Vela do Sado.

Nos dias 20, 21 e 22, entre as 10h00 e as 18h00, têm lugar batismos de mar em lancha de fiscalização rápida, eventos em parceria com a Marinha, que têm saída do cais exterior do molhe e, embora sejam gratuitos, necessitam de inscrição prévia, a fazer no stand da APSS no Cais 2.

Os simuladores de navegação, igualmente em parceria com a Marinha Portuguesa, estão disponíveis gratuitamente junto ao Cais 2, nos dias 20 (entre as 10h00 e as 23h00), 21 (entre as 10h00 e as 18h00), 22 (entre as 10h00 e as 23h00) e 23 (entre as 10h00 e as 13h00).

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), há passeios gratuitos de uma hora no Sado em embarcações tradicionais e outras nos dias 20, 21 e 22, com saídas às 11h00, 15h00 e 17h00, e 23, com uma única saída, às 11h00. É necessário fazer inscrição em www.mun-setubal.pt, a partir de 13 de outubro, servindo o email turismo.setubal@mun-setubal.pt para informações.

No dia 22, entre as 10h00 e as 16h00 realizam-se experiências náuticas e batismos de mar no molhe exterior da Zona Ribeirinha, num evento gratuito em parceria com a Boatcenter – que requer inscrição em www.boatcenter.pt e tem informações disponíveis pelo número 969455033 –, enquanto às 14h00 disputa-se uma regata no rio Sado, numa parceria entre a Associação Nacional de Cruzeiros, o Clube de Vela do Sado e a Aporvela,

No mesmo dia, às 15h00, com entrada gratuita, o edifício da Docapesca é palco de um leilão tradicional de pescado do mar à voz, em resultado de uma parceria com a Docapesca.

A gastronomia está presente na Semana do Mar de quinta-feira a domingo, em 20, 21, 22 e 23 de outubro. Nos três primeiros dias, entre as 17h00 e as 24h00, o Cais 2 da Zona Ribeirinha é palco do evento “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, que tem animação musical entre as 20h30 e as 23h00.

Ao lado, nos mesmos dias, entre as 10h00 e as 23h00, e em 23, até às 17h00, decorre o evento “Gastronomia: Sabores da Pesca”, organizado com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Igualmente no Cais 2, no dia 22 há os showcookings “Espécies Improváveis da Costa de Setúbal” e Degustação de Vinhos & Saladas de Bivalves”, às 15h00 e 17h00, respetivamente, o primeiro em parceria com a Docapesca e o segundo com a Bivalmar.

Estão agendadas visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, entre as 15h00 e as 17h00 de 18 de outubro, e aos terminais de carga do Porto de Setúbal, no mesmo período de dia 19. Para a primeira, a realizar em parceria com o ICNF, as inscrições são feitas através do email turismo.setubal@mun-setubal.pt e para a segunda em comunicacao@portodesetubal.pt.

A Semana do Mar conta ainda com a exposição itinerante “Este Mar é Especial”, dedicada ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, e a mostra “Artes da Pesca – Recordar o Passado com os Olhos no Futuro”, ambas gratuitas, a primeira em parceria com o ICNF e a Troia-Natura e a segunda com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Ambas estão patentes ao público no Cais 2 nos dias 20, 21 e 22 entre as 10h00 e as 23h00, enquanto no dia 23 a relativa ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e a dedicada às artes da pesca entre as 10h00 e as 17h00.

Grupos escolares e público em geral são os destinatários do encontro educativo “Há + Mar”, que tem lugar no auditório do Mercado do Livramento entre as 10h00 e as 12h00 de 21 de outubro, sexta-feira, graças a uma parceria entre a Aporvela e a Escola Azul.