Duarte Caldeira, aluno da Escola Secundária Sebastião da Gama, ganha jogo “Produto” do Campeonato de Jogos Matemáticos

Duarte Caldeira, aluno do 10.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama, ganhou o jogo “Produto” do 16.º Campeonato de Jogos Matemáticos, disputado em Aveiro.

“O jogo tem alguma complexidade, exige alguma preparação e algum raciocínio estratégico. Muito dificilmente fica tudo decidido no início, muitas vezes é competitivo até ao final e pode dar muitas voltas”, disse Duarte Caldeira, 15 anos, adiantando que sempre se interessou por este tipo de atividades extracurriculares, porque proporcionam “novas experiências” e “ajudam a desenvolver outras habilidades”.

O estudante de Ciências e Tecnologias, que já tinha concorrido quando frequentava outra escola, explicou que o “Produto” é um dos três jogos disputados pelos alunos do ensino secundário no campeonato, cuja 16.ª edição decorreu em 24 de março em Aveiro, tendo a Câmara Municipal de Setúbal apoiado a deslocação das escolas.

O jogo, que se disputa num tabuleiro hexagonal, podendo jogar-se tanto as próprias peças como as do adversário, começa por uma fase de grupos com nove mesas de dez a 12 jogadores, passando o vencedor de cada uma à final, pelo que Duarte Caldeira estima que em “Produto” tenham participado entre 90 e 118 jogadores.

Participaram 39 estudantes de sete estabelecimentos de ensino do concelho de Setúbal. Apesar de não lidarem com números, estes jogos “acabam por ter algum raciocínio matemático envolvido” e Duarte Caldeira admitiu que, com este triunfo, além de um livro sobre os centros de Ciência Viva portugueses e outro sobre a história dos jogos matemáticos, incluindo o xadrez e as damas, ganhou “vontade de continuar a participar neste tipo de atividades”.

Além da Escola Secundária Sebastião da Gama, de Setúbal participaram também as escolas básicas Barbosa du Bocage, Luísa Todi e da Bela Vista, as escolas secundárias D. Manuel Martins e de Bocage e o Colégio do Centeio.

Três outros alunos de Setúbal passaram às finais dos respetivos jogos, nomeadamente Joana Alves e Guilherme Rodrigues da Escola Secundária de Bocage, nos jogos “Dominório” e “Produto”, respetivamente, e Melis A., do Colégio do Centeio, no jogo “Rastros”, do 2.º ciclo.