A Câmara Municipal de Santiago do Cacém apresentou o projeto #Ciclotecanobairro, no dia 21 de outubro, em Vila Nova de Santo André. O projeto, que utiliza como meio de transporte uma bicicleta elétrica, pretende ser uma forma ecológica e inovadora de fazer chegar a cultura a todos nesta cidade. A festa de apresentação da Cicloteca aconteceu junto à Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, com a animação a fazer-se pelas ruas, despertando a curiosidade da população.
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que “o objetivo principal é o de espalhar a cultura através do livro pela cidade, através da ciclovia que une todos os bairros de Vila Nova de Santo André.” Acrescentando que a Biblioteca Municipal, em Vila Nova de Santo André, “sempre teve uma grande dinâmica e é muito procurada pela população, agora com este projeto queremos acentuar, ainda mais, essa ligação e levar os seus serviços para fora de portas. Pretendemos, ainda, com esta dinâmica fazer com que as pessoas descubram a literatura e se tornem frequentadores da Biblioteca.”
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, sublinhou que este “é um projeto que pretende aproximar as pessoas dos livros e da cultura.” Por essa razão “vejo com muita satisfação que com esta Cicloteca a população possa, quase à porta, ter acesso à Biblioteca Municipal.”
A Cicloteca tem pontos de paragem pela cidade, assinalados com bicicletas coloridas, onde de quinze em quinze dias e em horários específicos disponibiliza serviços de empréstimo de livros, revistas e jornais para consulta no local; empréstimo domiciliário de livros, CDs, DVDs; consulta online do catálogo das Bibliotecas Municipais e disponibilização de folhetos informativos das atividades do Município.
Pode consultar os horários e os locais de funcionamento da Cicloteca em https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/folheto_mapa_cicloteca.pdf