Cooperação para preservar legado intelectual de Sebastião da Gama

Legado Sebastião da Gama
Acordo de cooperação para divulgação do legado intelectual do poeta e pedagogo Sebastião da Gama

A divulgação do legado intelectual do poeta e pedagogo Sebastião da Gama foi estabelecida através de um acordo de cooperação celebrado recentemente pela Câmara Municipal de Setúbal, a Universidade Aberta, a Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (entidade coordenadora do acordo), a Junta de Freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL).

Sebastião da Gama – poeta e professor natural de Vila Nogueira de Azeitão

O principal objectivo é a implementação de projectos conjuntos de investigação, bem como de eventos científicos e culturais para a divulgação do legado intelectual de Sebastião da Gama em meios académicos e junto de públicos nacionais e estrangeiros.

Entre as diferentes acções a implementar está prevista a criação da Casa-Memória de Joana Luísa e Sebastião da Gama, na residência que esta deixou em testamento à ACSG sita na rua José Augusto Coleho em Azeitão, e a produção de um documentário televisivo sobre a vida e obra do poeta e pedagogo. No plano literário, a cooperação resultante do acordo celebrado deverá produzir uma edição crítica da obra completa de Sebastião da Gama e a tradução da obra selecta do poeta natural de Azeitão em inglês, francês e espanhol. A elaboração de um dossier especial dedicado a Sebastião da Gama na revista “Letras Com Vida” é outra das acções a desenvolver.

O reitor em exercício da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, considera que “pela importância na poesia e na pedagogia, Sebastião da Gama deve ter um espaço de destaque na cultura portuguesa”.

Já José Eduardo Franco, director da Cátedra Infante D. Henrique, destacou que “a internacionalização, já que é feita em tantos sectores da sociedade portuguesa, é também um desígnio importante na área da cultura como forma de afirmação e projecção do país”.

Alexandrina Pereira, presidente da direcção da Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), salientou que este é um protocolo concretizado “entre sete entidades que se complementam, devido às suas diferentes áreas de actuação”.

“Estamos a cumprir o nosso dever de preservar e honrar a memória do nosso Gama”, destacou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, para quem Sebastião da Gama “será sempre, para todos os setubalenses, forte motivo de inspiração”.

O resultado deste acordo traduz-se “num dia de grande alegria” para a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, para quem, a partir desta data, “tudo vai ser diferente na divulgação da obra de Sebastião da Gama”.

O momento significa, ainda, para Susana Alves de Jesus, do Instituto Padre Manuel Antunes, uma justa homenagem a um homem, igualmente um destacado pedagogo, “que soube incutir valores nos seus alunos e na própria cultura portuguesa”, sendo que para João Relvão Caetano, coordenador do polo do CLEPUL, “é bom lembrar homens e mulheres da grandeza de Sebastião da Gama e é bom a universidade fazer parte desse objectivo”.