Conto futurista de Natália Correia inspira nova produção do Teatro Estúdio Fontenova

O Teatro Estúdio Fontenova estreia, a 17 de novembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

“Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”, um texto original escrito para o Teatro Estúdio Fontenova, de Armando Nascimento é a nova produção do Teatro Estúdio Fontenova com encenação de José Maria Dias. Esta obra foi motivada pelo conto de ficção científica “Barbo” de Natália Correia publicado em 1968.

Em “Barbo: salvar Gaia rumo a Yod”, encenada por José Maria Dias, a Humanidade procura respostas para a salvação da Terra num planeta distante, no centro da galáxia.

A peça, com sessões de 17 a 26 de novembro, apresenta Barbo, uma pessoa escolhida para empreender uma viagem espacial ao encontro do planeta Yod, no coração da galáxia, habitado por uma cultura tecnologicamente mais avançada do que a humana, os “yodetas”.

Com estas personagens, Barbo espera colher ensinamentos para combater a situação ambiental terrestre, que coloca em risco a sobrevivência humana na Terra.

A emergência climática, a crise de recursos vitais que sustentem a população humana, a disfunção das sociedades e a ameaça bélica de destruição à escala planetária, bem como a interrogação acerca de civilizações inteligentes algures no cosmos são questões que se colocam nos nossos dias e que descobrem uma peculiar ressonância nesta fábula futurista.

Clara Passarinho, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, João M. Mota e Patrícia Paixão compõem o elenco.

O espetáculo, para maiores de 14 anos, tem sessões agendadas para as 21h00, com exceção dos dias 19 e 26, em que se realiza às 17h00, e 21, em que se realiza às 11h00 e às 15h00, apenas para escolas. Dia 20 não há apresentação.

Os bilhetes, à venda no Fórum Luísa Todi e na BOL – Bilheteira Online, têm o custo de oito euros para o público em geral, de seis para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do espetáculo e de três euros para grupos escolares.