Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina da Alegro Meia Maratona de Setúbal, alcançando recordes da prova.
Samuel Freire, do Vitória Futebol Clube, repetiu a vitória alcançada na edição de 2023 da prova masculina da Alegro Maia Maratona de Setúbal, mas desta vez estabeleceu um novo recorde da prova, ao terminar com o tempo de 1:06.46 horas, menos 03.04 minutos que o anterior máximo, estabelecido em 2018 em 1:09.50.
Numa prova em que os cinco primeiros classificados bateram o recorde de 2018, João Pereira, do Sporting Clube de Braga, foi segundo, com 1:07.34, e Ricardo Fonseca, do Vitória Futebol Clube, repetiu o terceiro lugar do ano passado, com 1:07.39.
Já nos femininos, venceu Joana Fonseca, do GFD Running, que terminou a prova em 1:20.04 horas e também bateu por quase três minutos o anterior recorde, fixado em 1:23.02 em 2018.
Nos lugares imediatos do pódio, e igualmente com tempos melhores do que o anterior recorde, terminaram Kcénia Bougrova, da Runtejo, com 1:22.04 horas, e Laura Grilo, do Clube de Praças da Armada, com 1:22.39.
Com mais de 2 mil participantes no conjunto do programa, a corrida de 10 quilómetros contou com 700 atletas, a meia-maratona com 650 e a caminhada com 500, tendo este ano surgido um novo evento de lazer, com animais de estimação, a Cãominhada, realizada a 27 de abril num percurso circular de 4,5 quilómetros com início e fim no centro comercial Alegro Setúbal.
O centro do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports, foi a corrida da meia-maratona, disputada num percurso de 21,1 quilómetros entre o centro comercial Alegro Setúbal e o largo José Afonso, que incluiu um traçado urbano e a desafiante serra da Arrábida.
A prova, que inclui um troféu da meta volante aos 10 km, ganho por Ricardo Fonseca e Joana Fonseca, atribuiu prémios pecuniários aos cinco primeiros classificados masculinos e femininos, no valor de 200, 300, 400, 600 e mil euros, do quinto para o primeiro.
A Corrida 10 km, igualmente de caráter competitivo e com a meta no mesmo local, foi disputada num percurso maioritariamente urbano, com uma pequena incursão na serra da Arrábida, tendo sido ganha pela individual Carolina Escada, em 41.05 minutos, e por Avelino Afonso, do Vitória Futebol Clube, em 33.49.
Em femininos, os restantes lugares do pódio foram preenchidos pelas também individuais Raquel Baltazar e Rita Bugia, segunda e terceira, respetivamente, enquanto na corrida masculina Luís Margarido, também do Vitória Futebol Clube, e João Pinto, dos Amigos do Atletismo de Mafra, foram segundo e terceiro classificados.
Numa distância mais acessível, com cinco quilómetros, e meta igualmente junto do largo José Afonso, realizou-se a Corrida das Famílias, que aliou o lazer e convívio à prática desportiva.
A Corrida Miúdos Alegro, para participantes nascidos entre 2011 e 2019, realizou-se, a 27 de abril, no exterior do centro comercial Alegro Setúbal, em distâncias de 200, 300, 600 e mil metros.
A prova tinha inscrições a 3 euros e o valor angariado reverte na totalidade para a APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considerou que “foi mais um grande dia para Setúbal com esta prova de atletismo que percorreu a nossa cidade com a participação de mais de 2 mil atletas”, acrescentando que “de ano para ano continuamos a aumentar a participação nestas provas e esta, na área do atletismo, é a demonstração do investimento que o município continua a fazer no desporto”.
André Martins agradeceu “a todos os parceiros, em particular ao Alegro e à HMS Sports, que dão apoio técnico a esta prova e dão todas as garantias aos atletas e à organização”, para que Setúbal continue “a ter provas de referência”.
O edil sadino manifestou a intenção de se continuar “a alargar a participação daqueles que têm condições para participar nestas iniciativas”, afirmando que “Setúbal está no top da projeção do desporto a nível nacional e internacional”.
O autarca deu ainda os parabéns “às equipas técnicas da Câmara Municipal de Setúbal que programam e projetam estas iniciativas e conseguem o envolvimento da comunidade” nas provas desportivas. “Estamos no bom caminho, porque o desporto também é saúde”, concluiu.