Celestina Neves, Presidente da Junta de Freguesia de Azeitão: “O Palácio dos Duques e Aveiro foi vendido para se transformar num hotel de charme”

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, faz um balanço positivo do actual mandato, onde destaca o grande investimento no Mercado Mensal e anuncia que não será mais candidata ao cargo. A autarca revela em primeira mão que o Palácio dos Duques de Aveiro foi vendido e será um hotel de charme.

Celestina Neves irá atingir as duas décadas de autarca, naquele que será o seu último mandato, anunciando o trabalho realizado com destaque no último ano, onde realçou a obra realizada no Mercado Mensal de Azeitão.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão considera que o Mercado Mensal “está fabuloso em todos os sentidos, com os feirantes a pedirem mais espaços” e lembra que “fizemos um grande investimento para dignificar aquele espaço, que agora já tem iluminação à noite”.

A autarca reconhece que “a obra do mercado foi a mais difícil de toda a minha actividade de presidente”. O actual mandato, refere, “está a ser idêntico ao anterior e tem havido um bom entendimento com o presidente da Assembleia de Freguesia, Joaquim Marcelino, da CDU, nomeadamente em relação à execução orçamental e com projectos que vão de encontro ao que defendemos para a freguesia”.

Para este ano, Celestina Neves, promete que “vamos continuar com as reabilitações dos largos, começámos com o Largo da Piedade, que envolveu um investimento de algumas dezenas de milhares de euros”. As obras de reabilitação “continuam nos largos das aldeias históricas de Vila Fresca e no Largo dos Pinheiros”, sublinha a autarca, adiantando que “iremos criar um grande espaço público, no Largo das Oliveiras, que ficará a ser o maior parque de Azeitão”.

O projecto para a criação de uma estação de caravanas está a ser negociado com a Câmara Municipal de Setúbal, mas as apostas da freguesia de Azeitão passam também pela Casa Museu Joana e Sebastião da Gama, que será uma realidade e um espaço de excelência.

Celestina Neves continua a contar com a colaboração dos mecenas de Azeitão e depois do apoio dado à substituição de 72 janelas no Bairro da Brejoeira, segue-se a substituição dos telhados de fibrocimento.

A edil de Azeitão lembra que “os moradores idosos não têm possibilidades económicas e irão contar com o apoio social dos mecenas na substituição de quatro telhados, numa primeira fase, seguindo-se os restantes oito”.

A presidente de Azeitão continua a apostar no ambiente e revela que “vamos iniciar uma grande campanha de sensibilização junto da população com a colocação de placards e distribuição de panfletos para a área da limpeza e acções em relação aos canídeos”.

Celestina neves encara “com muita alegria a deslocalização da empresa Carmona, mas não deixo de considerar espantoso, que a situação ainda não esteja resolvida por culpa da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), pois os empresários já têm preparado o terreno no Parque Industrial da Sapec”.

Celestina Neves esteve na Junta de Freguesia de S. Simão como secretária em 1997 e presidente em 2001. Na Junta de Freguesia de S. Lourenço cumpriu um mandato.

Com o movimento “Azeitão no Coração” está no segundo mandato e por apenas 5 votos não teve a maioria absoluta. Poderia recandidatar-se ao terceiro mandato.

Palácio dos Duques de Aveiro e Fonte de Negreiros

Celestina Neves revela, em primeira mão, ao Setúbal Mais, que o Palácio dos Duques de Aveiro, no Rossio “foi vendido a dois grupos de empresários para se transformar num hotel de charme”.

A autarca confessa a impossibilidade da Junta de Freguesia de Azeitão de intervir na Fonte de Negreiros porque “está integrada num terreno particular” e não deixa de lembrar a actuação de um grupo que “andou a fazer obras sem o poder fazer, mas estas pessoas hibernam e só acordam de três em três anos”.

Os protocolos de competências, destaca, “estão a funcionar muito bem e com um grau de execução muito superior à verba descentralizada”.

Intervenção nas praias da Arrábida

A freguesia de Azeitão tem no seu território algumas das praias da Arrábida e Celestina Neves considera que a intervenção da Câmara Municipal de Setúbal “foi um acto de coragem e deve continuar a melhorar os acessos. Os que se manifestaram contra talvez estivessem à espera que ali acontecesse uma tragédia”.

A autarca não deixa de destacar que “mantenho excelentes relações com todos os eleitos e vereadores, nomeadamente com a presidente Maria das Dores Meira, talvez por sermos mulheres muito determinadas e, atrevo-me a dizer muito trabalhadoras e quando assim é o entendimento é fácil”.

“Não estou cansada de ser autarca”

Apesar de se puder candidatar a mais um mandato, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão afirma com convicção: “não estou cansada porque não encaro a minha participação de autarca como um frete. Mas no final deste mandato faço 20 anos como presidente de junta e vou-me embora porque quero e não porque tenho de ir”. A autarca promete que “deixo de ser candidata, mas não vou ficar muda, nem calada e irei apoiar aqueles que melhor defendam os interesses de Azeitão”.

Revelações:

Escola Secundária já tem localização:

A Escola Secundária de Azeitão será localizada na zona dos Olhos de Água e irá contemplar as freguesias de Azeitão e de Quinta do Conde, mas ainda não se sabe quando avançara a sua construção.

Centro de Saúde com terreno disponível:

A Câmara Municipal de Setúbal já procedeu à cedência de um terreno, junto às piscinas de Azeitão, para a construção do futuro Centro de Saúde. Estão a decorrer diligências junto da Direcção Regional de Saúde para que o equipamento seja uma realidade.

Antigas instalações da AERSET:

A presidente de Azeitão lamenta não poder intervir nas instalações da antiga AERSET (Associação de Empresários da Região de Setúbal) que se degradam em cada dia que passa, explicando que “o espaço pertence a dois proprietários: um de Almada e a uma empresa de produtos alimentares, que pede seis milhões pela sua parte, o que demonstra que a contabilidade das empresas está muito inflacionada”.

Quinta das Torres está à venda:

O emblemático espaço continua à venda, mas com o crescimento do ramo imobiliário, a autarca acredita que tal como aconteceu com o Palácio dos Duques de Aveiro, irá surgir um grupo empresarial que aposte no espaço.

Azeitão atrai estrangeiros:

A vila de Azeitão continua a atrair novos moradores a nível do mundo das artes, mas com especial incidência de estrangeiros, que atingem um número significativo.

A presidente Celestina Neves revelou que “as escolas foram obrigadas a proceder à alteração de turmas, pois apareceram 26 alunos estrangeiros”.