A segunda fase do projeto de requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros, destinada a melhorar a qualidade da população, avança para obra num investimento conjunto da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.
As novas intervenções deste projeto, a iniciar no primeiro trimestre de 2024, foram apresentadas à população num encontro realizado recentemente na Escola Básica da Brejoeira com a participação do presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, e da presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo.
A segunda fase da requalificação urbanística da Urbanização de Pinhal de Negreiros representa um investimento superior a 400 mil euros, repartido entre as autarquias, e contempla a execução de diversas ações para reforço da qualidade de vida urbana em matéria de acessibilidades, segurança, estacionamento e usufruto público.
Na área norte da Rua Luísa Todi, além de uma nova bolsa de estacionamento automóvel com seis lugares, aintervenção assegura a beneficiação das áreas de parqueamento já existentes, com a colocação de sinalética e a criação de rampas em espaços dedicados a veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
As intervenções a executar na zona norte deste arruamento incluem também a criação de duas passadeiras e de novos acessos rodoviários aos edifícios para utilização exclusiva de veículos prioritários, como ambulâncias e carros de bombeiros, assim como o nivelamento de passeios junto da entrada para garagens.
No que respeita a acessibilidades, esta segunda fase do projeto de requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros, com um prazo de execução e 90 dias, contempla a beneficiação de passeios, tanto na Rua Luísa Todi como na Rua Augusto da Costa, a qual recebe uma nova área de estacionamento com 17 lugares.
Já o parque oeste de Pinhal de Negreiros, uma área com mais de 12 mil metros quadrados e uma estrutura verde maioritariamente composta por pinheiros-bravos, será convertido num espaço multifuncional com equipamentos urbanos para usufruto público.
Destaque para a criação de um campo polidesportivo, direcionado para modalidades como andebol, futebol, futsal e basquetebol, e que, em virtude do tipo de piso de betão, permite a prática de desportos como patinagem e skate.
Esta área recebe ainda um equipamento público para a prática de atividades de fitness ao ar livre, um parque infantil com brincadeiras para crianças dos 5 aos 12 anos, uma zona para a dinamização de pequenos eventos culturais e uma renovada área de merendas, com churrasqueiras, mesas e bancos, a instalar em novo local.
Na área do parque oeste de Pinhal de Negreiros, além da criação de percursos pedonais e cicláveis entre as ruas Luísa Todi e Poeta Calafate, são qualificados acessos rodoviários atualmente em terra batida localizados na envolvente do edificado e é definida uma nova bolsa de estacionamento com 19 lugares.
Aos 200 metros de passeios a requalificar, aos 350 metros de novos caminhos pedonais e aos 42 lugares de estacionamento criados, junta-se o reforço da iluminação pública nos locais a intervencionar nesta obra que dá continuidade ao compromisso autárquico de qualificação do território com mais qualidade de vida para a população.
A requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros estava programada para ser executada em quatro fases, mas, em resultado de um esforço conjunto da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão, a segunda e terceira fases do projeto decorrem em simultâneo.
A primeira etapa deste projeto urbanístico foi concretizada na zona central da Rua Luísa Todi, com trabalhos de reabilitação de passeios, relocalização de ecopontos e contentores de resíduos sólidos urbanos e ações de reflorestação, enquanto a última fase incide no pinhal este da urbanização.