Casa Ermelinda Freitas vence “Prémio Agricultura Empresas BPI 2018”

Distinção entregue pelo ministro da Agricultura

Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas, adega de Fernando Pó, concelho de Palmela, recebeu o “Prémio Agricultura – Empresas BPI 2018”, no dia 22 de Janeiro, numa cerimónia realizada no Hotel Ritz, em Lisboa, presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

A Casa Ermelinda Freitas foi distinguida pelo trabalho desenvolvido nos últimos três anos, na categoria empresas. O prémio atribuído é uma viagem de 1 dia à SIAL (Paris) – missão à Feira Internacional Alimentar – SIAL, em Paris, com cobertura mediática pelos meios do Grupo Cofina.

O Prémio Nacional de Agricultura é uma iniciativa do BPI e do grupo COFINA (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural e se destina a empresas dos setores da Agricultura e Agroindústria, Florestas e Pecuária. Nesta edição foram recebidas e analisadas as 1.179 candidaturas

O Prémio Nacional de Agricultura 2018 tem por objectivo promover, incentivar e premiar os casos de sucesso dos sectores da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária nacionais. Pretende-se premiar projectos e iniciativas que se distingam como os casos portugueses de sucesso enquadrados nas categorias de Empresas/ENIs, Associações/Cooperativas, Jovens Agricultores/Novas Empresas.

Leonor Freitas representa a quarta geração de mulheres à frente da empresa agrícola fundada em 1920. Sucedeu à mãe, Ermelinda Freitas. Antes de assumir o comando da empresa, trabalhou durante mais de 20 anos para o Ministério da Saúde, em Setúbal, onde se dedicou, especialmente, à prevenção do alcoolismo e de outras toxicodependências.

Foi com a actual gestão que se deu a grande aposta estratégica na criação de marcas próprias e no mercado de exportação, uma área liderada actualmente pela filha, Joana Freitas. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o ”Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado da Casa Ermelinda Freitas. Desde 1999, a Casa Ermelinda Freitas já recebeu mais de mil prémios a nível nacional e internacional.

A 10 de Junho de 2009,  foi distinguida com a comenda de Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial Classe do Mérito Agrícola Comendador conferida pelo então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.