A Câmara Municipal de Setúbal aceitou a doação de 500 exemplares do livro “Por Amor a Setúbal”, por parte da Fundação Bühler-Brockhaus, através de uma proposta aprovada, por unanimidade, na reunião pública de 2 de dezembro, no valor de 5.992,40 euros.
O município sadino aprovou ainda a definição do valor de venda de 6 euros por cada publicação, “dedicada à escultura portuguesa contemporânea instalada nalguns dos principais espaços públicos de Setúbal, financiados pela própria fundação”.
“Os fundadores entenderam doar ao município de Setúbal 500 exemplares desta publicação nos vários espaços públicos do município devendo o seu valor integral reverter a favor da câmara municipal”, refere André Martins, presidente da autarquia sadina.
O executivo aprovou ainda um voto de agradecimento pelo apoio dois mecenas, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, que “escolheram Setúbal para residir em 2006 e têm dado um contributo significativo no enriquecimento do património e cultura setubalense”, adianta André Martins.
A Fundação Buehler-Brockhaus foi instituída, a 18 setembro de 2008, por Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, um casal de nacionalidade alemã, que se apaixonou por Portugal e pela linda cidade de Setúbal.
Ao longo de uma década, a Fundação de caráter cultural, já extinta, apoiou a instalação de arte pública através da doação de três esculturas de grandes dimensões – esculturas dos Golfinhos, Sardinhas e Zéfiro, nas principais rotundas da cidade de Setúbal, outra de homenagem à cantora lírica Luísa Todi, frente ao Fórum Municipal Luísa Todi. Ofereceu ainda à cidade quatro esculturas, em barro, da autoria de Augusto Cid – “Mulher das Flores e das Frutas”, “Mulher dos Ovos e Galinhas”, “Carregador de Peixe” e “Homem do Talho”, instaladas no corredor central do Mercado do Livramento, um dos ex-líbris de Setúbal e considerado um dos melhores mercados de peixe do mundo. As esculturas são uma homenagem às profissões ligadas ao comércio tradicional e mercados de rua.
Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, através da Fundação, contribuíram para o enriquecimento do património da cidade, sem visar o lucro pessoal ou qualquer interesse particular. Apenas pelo amor a Setúbal.