Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama abre a 10 de Abril

A Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama abre a 10 de Abril
A freguesia de Azeitão vai ter um novo espaço museológico em Vila Nogueira que visa preservar a obra de Sebastião da Gama. A Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama funcionará na antiga residência da viúva do poeta da Arrábida. Alexandrina Pereira, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, e Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, realçam a importância desta Casa Memória.

Florindo Cardoso

A Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama vai ser inaugurada a 10 de Abril, pelas 16h30, na rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão, precisamente onde residia a viúva do poeta da Arrábida. Trata-se de um projecto conjunto da Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de Azeitão que pretende preservar e promover a obra de Sebastião da Gama.
Alexandrina Pereira, presidente da direcção da ACSG, realça a importância deste novo equipamento cultural no concelho de Setúbal e mesmo no país. “Consideramos que a abertura desta Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama é de extrema importância porque vai enriquecer culturalmente não só a região de Setúbal e Azeitão mas todo o país”.
A responsável revela alguns pormenores sobre a Casa Memória, nomeadamente o que as pessoas podem esperar ao visitar este novo equipamento cultural de Azeitão.
“Quem visitar este espaço, conhecerá mais profundamente a vida e a obra do poeta, professor e pedagogo que foi Sebastião da Gama, assim como a profunda dedicação e amor de Joana Luísa, que, após a morte do marido, se dedicou à meticulosa organização de todos os manuscritos deixados, possibilitando assim a publicação de vários livros contendo poemas que Sebastião da Gama escreveu durante a sua curta mas intensa vida”, sublinha Alexandrina Pereira, acrescentando que “no espaço de entrada poderão seguir o percurso de vida que os dois viveram, ilustrado com textos e fotos que registam momentos de referência na vida de ambos”. Já no piso superior, “funcionará um espaço de consulta e leitura de toda a obra do poeta assim como diversas obras de outros autores com referências a lugares e personalidades de Setúbal e Azeitão, haverá um espaço de investigação sobre a obra do poeta, tal como Joana Luísa expressou ser sua vontade, e a sede da Associação Cultural Sebastião da Gama”.
Para a presidente da ACSG a Casa Memória é “a realização de um sonho expresso em vida por Joana Luísa Gama e no qual a Associação se empenhou de alma e coração para que se concretizasse, com o apoio inestimável da Junta de Freguesia de Azeitão e da Câmara Municipal de Setúbal, quer ao nível das suas responsáveis máximas, Celestina Neves e Maria das Dores Meira, quer ao nível do pessoal técnico de diversos departamentos”.
Alexandrina Pereira considera que será mais fácil, através deste equipamento, fazer chegar mais pessoas a obra de Sebastião da Gama porque “situa-se numa região que tem muitos visitantes, está numa das ruas principais da vila de Azeitão e, se tudo voltar à normalidade, sem esta pandemia que nos impede de reunir, ali acontecerão momentos culturais e poéticos que nos permitirão dar a conhecer esse extraordinário homem que nos legou tantos ensinamentos através da poesia e não só, também pelo seu exemplo de humildade, coragem e fé”, adianta.
De referir o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2020 será entregue nas instalações da Casa-Memória logo que possível. “Gostaríamos que fosse em finais de Abril, mas a exactidão da data para essa cerimónia depende da evolução da pandemia”, conclui a presidente da ACSG.


Presidente da Junta de Freguesia de Azeitão :

“É um espaço muito digno que mostra a obra de Sebastião a Gama”

A autarca de Azeitão manifesta satisfação pela conclusão deste projecto antes do fim do seu mandato como presidente da junta de freguesia. Lembra a “luta difícil” para concretizar a obra e frisa que este é “um espaço muito digno e que está muito bonito mostrando a obra de Sebastião da Gama”.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, considera que a Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama é “muito importante” para a freguesia.
“É um bem cultural imenso para Azeitão”, afirma a autarca, sublinhando que será “um espaço para a divulgação da obra de Sebastião da Gama, preservando a sua memória e de Joana Luísa Gama”.
Celestina Neves lembra que é “mais um espaço cultural em Azeitão e Sebastião da Gama bem o merecia”.
A autarca recorda também que este projecto foi “uma luta muito difícil” mas “como era um compromisso que tinha assumido fiz tudo o que estava ao meu alcance para que a Casa Memória ficasse concluída antes do final do meu mandato”.
“Acompanhei o projecto e a evolução da obra, estive sempre envolvida desde o primeiro momento”, frisa Celestina Neves, acrescentando que é “um espaço muito digno e que está muito bonito mostrando a obra de Sebastião da Gama”.
De referir que este investimento resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Azeitão e a Câmara Municipal de Setúbal. “Uma parceria perfeita”, conclui.