A Câmara Municipalde Setúbal aprovou hoje, 7 de Abril, a redução em uma centésima do valor do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) em uma décima para 2022, ou seja, de 0,44% para 0,43%.
A proposta foi aprovada com os votos da maioria da CDU, abstenção do e contra do PSD.
Para a presidente do município sadino, Maria das Dores Meira, “depois de mais de dez anos a exigir a descida do IMI em Setúbal, o PSD votou hoje contra e o PS absteve-se na proposta apresentada pela CDU, em reunião de câmara, de nova redução deste imposto municipal de 0,44 para 0,43 (imposto relativo a 2021 e a pagar em 2022)”.
“A nova descida do imposto enquadra-se numa estratégia de redução sustentada do IMI em Setúbal (iniciada em 2020) que garanta a sustentabilidade financeira da autarquia e assim lhe permita prestar à população, com qualidade, os serviços em que tem responsabilidades e, em simultâneo, continuar a assegurar um conjunto de apoios aos que mais deles precisam nestes tempos dificeis que vivemos”, afirma a edil.
“Estranhamente, com a justificação de que a câmara deveria baixar ainda mais o imposto, sem que se tenha em consideração, sequer, se tal baixa fiscal é possível, são o PSD e o PS que agora contestam a redução do imposto, assumindo-se como adversários de uma medida que sempre defenderam”, adianta.
“Continuaremos, com responsabilidade, esta estratégia, sempre com o desígnio de, garantindo os necessários meios financeiros gerados por via das taxas que compõem o orçamento municipal, praticar uma gestão municipal qualificada e capaz de dar resposta às necessidades das populações”, conclui.