Câmara do Seixal aprova redução do IMI para 0,335% em 2024

A Câmara Municipal do Seixal aprovou uma nova redução da taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis para 2024, dando continuidade à política seguida nos últimos 9 anos de redução gradual deste imposto.

Recorde-se que, em 2021, foi aprovada uma taxa de IMI que colocava o Seixal, em 2022, como o segundo município de grande dimensão do país com menor montante de IMI cobrado aos munícipes, nomeadamente menos 1,7 milhões de euros comparativamente com 2021. Em 2023, a taxa aplicada cifrou-se nos 0,34%, continuando, desta forma, a acontecer a descida do valor cobrado. Para 2024, a taxa de incidência será de 0,335%, constituindo assim mais uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, o que significa o não recebimento por parte do município de cerca de 9 milhões de euros e uma poupança estimada de 53 euros por residente no concelho do Seixal.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «a autarquia está em condições de reduzir o IMI pelo 9.º ano consecutivo, sendo esta uma medida de desagravamento fiscal tomada com equidade, abrangência e impacto transversais a todos os proprietários de imóveis do concelho. Esta é uma diminuição prudente para que o município possa fazer face ao abrandamento do setor imobiliário e à consequente perda de receita fiscal e para que possa continuar a garantir o investimento municipal, permitindo assim o desenvolvimento de projetos em diversas áreas de intervenção que terão grande impacto na valorização do território e na qualidade de vida da população».