
Nos dias 6 e 7 de outubro realiza-se, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, o Curso do Dia dos Castelos, este ano com o tema “Construir, Defender e Viver num Castelo Medieval Português”. O evento é promovido pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) do Município de Palmela, com o apoio da Fundação Batalha de Aljubarrota e da Câmara Municipal de Leiria.
O programa do Curso, com direção científica do Prof. Doutor João Gouveia Monteiro (Faculdade de Letras da Universidade Coimbra), integra, no primeiro dia de trabalhos, as comunicações: “Visão panorâmica do castelo medieval português: aparecimento, morfologia e tipologia evolutiva”, “Distribuição no espaço e linhas de defesa; construção e manutenção (o rei e os concelhos); os castelos nas cortes”, “Defender e atacar: armas de cerco, táticas de assalto, métodos de defesa, abastecimento, traições e rendição” e “Vivência quotidiana: comando (os alcaides) e policiamento; as fortalezas de fronteira (guerra, exílio e contrabando)”.
O segundo dia será dedicado à viagem de estudo ao Castelo de Leiria e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.
As inscrições decorrem até 4 de outubro, através da ficha disponível em www.cm-palmela.pt, que deve ser enviada para patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.
O valor é 10€ para o público em geral (inclui transporte para a viagem de estudo) e 5€ para membros do GEsOS, professoras/es de fora do concelho e portadoras/es de cartão Idade Maior. As/os professoras/es que lecionam no concelho e estudantes têm inscrição gratuita.
O Curso do Dia dos Castelos enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.
Mais informações: 212 336 640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.
Programa
6 outubro
9h00-9h30
Receção aos participantes
9h30-9h45
Sessão de abertura
9h45-11h00
Visão panorâmica do castelo medieval português: aparecimento, morfologia e tipologia evolutiva
11h00-11h30
Pausa
11h30-13h00
Distribuição no espaço e linhas de defesa; construção e manutenção (o rei e os concelhos); os castelos nas cortes
13h00-15h00
Pausa para almoço
15h00-16h30
Defender e atacar: armas de cerco, táticas de assalto, métodos de defesa, abastecimento, traições e rendição
16h30-17h00
Pausa
17h00-18h30
Vivência quotidiana: comando (os alcaides) e policiamento; as fortalezas de fronteira (guerra, exílio e contrabando)
7 outubro
Viagem de Estudo ao Castelo de Leiria e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Orientação: Prof. Doutor João Gouveia Monteiro
8h00
Partida de Palmela (Largo de S. João)
8h20
Pinhal Novo (paragem junto ao jardim, antes dos Pinheirinhos) – prosseguimento para Leiria
11h00-12h30
Visita ao Castelo de Leiria: a torre românica; a muralha romano-gótica; os paços residenciais de D. João I (a “alcáçova”)
12h30-14h30
Pausa para almoço em Leiria
14h30
Partida de Leiria para S. Jorge (CIBA)
15h00-17h30
Visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota: introdução (contexto histórico e museológico); visionamento do filme; visita ao Museu; os castelos na Crise de 1383-1385; percurso exterior no campo de batalha (ermida, covas-de-lobo, trabalhos de geofísica e de arqueologia); os desafios do futuro
17h30
Regresso a Palmela (chegada prevista às 19h30)