Azeitão vai ter Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

A Câmara Municipal de Setúbal vai celebrar um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG) para a criação da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, na rua José Augusto Coelho, no centro de Vila Nogueira de Azeitão, precisamente onde residia a viúva do poeta da Arrábida.

Sebastião da Gama

Para a presidente da ACSG, Alexandrina Pereira, esta obra é de “extrema importância porque a estamos a cumprir um dos maiores sonhos de Joana Luísa, que deixou em testamento aquela casa para ali funcionar a associação”, adiantando que “assistir ao início das obras que deverão estar concluídas até ao final do ano, é um momento de grande satisfação”.

“Aquele espaço recuperado vai receber muita gente permitindo conhecer melhor a vida e obra de Sebastião da Gama, o grande propósito da associação, e foi o local onde Joana Luísa viveu e proporcionou a publicação de todos os restantes livros que se seguiram à morte de Sebastião da Gama, como se sabe ele só deixou três livros publicados e agora há uma vasta obra”, sublinhou Alexandrina Pereira.

“Joana Luísa empenhou a sua vida em divulgar a obra do marido e por isso o espaço designar-se Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, sendo um justa homenagem” disse ainda a responsável, acrescentando que será “uma mais-valia para Azeitão e Setúbal, até mesmo para o país, ter este espaço que ficará apetrechado de novas tecnologias para que as escolas também façam uso dela e tenham conhecimento da vida e obra de Sebastião da Gama”.

Para Alexandrina Pereira “se não fosse toda a entrega de Joana Luísa nunca poderíamos ter acesso à riqueza literária de Sebastião da Gama porque morreu tão novo”. “Entregou a sua vida para termos conhecimento de poemas inéditos que Sebastião da Gama deixou e daí surgirem publicações após a sua morte”.

“Será uma casa para receber todos os que se interessam pelo poeta e poesia, um pólo cultural de interesse para a nossa região cumprindo o sonho de Joana Luísa”, conclui.

De salientar que a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama já deverá ser entregue novo equipamento cultural.

Para o município sadino, a memória do poeta, professor e pedagogo Sebastião da Gama e a contribuição de Joana Luísa durante mais de seis décadas constituem “factores de maior importância e devem ser perpetuados”, refere a autarquia, adiantando que “a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão desenvolvem uma política particularmente activa no sector da cultura, que conta com o apoio e a participação das associações do concelho”.

A ACSG, criada em 2006, tem como objectivo principal a promoção do conhecimento da vida e obra de Sebastião da Gama, a valorização do seu património e da sua estética literária e a prática pedagógica. Desenvolve ainda acções e apoios a estudos que contribuam para maior conhecimento e melhor divulgação da obra literária do poeta, colabora na preservação do seu património literário e pedagógico e coopera com instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em iniciativas que comunguem dos mesmos objectivos.

Casa-Memória

Concretização do sonho de Joana Luísa

O município de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama, por disposição testamentária da viúva do poeta, Joana Luísa d’Oliveira Rodrigues da Gama, unem agora esforços na concretização da criação da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.

“Considera-se fundamental a criação de um espaço condigno e reservado, para albergar as colecções e o espólio literário, e que permita também divulgar a vida e a obra de Sebastião da Gama”, refere ainda a autarquia.

A Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama vai ser instalada num imóvel doado em testamento por Joana Luísa da Gama à ACSG, que ficará disponível para visitas e consultas do público.

O protocolo estabelecido prevê que o município, a Junta de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama “concretizarão a criação da Casa-Memória e definirão o modelo para a sua gestão e dinamização”.

No âmbito do acordo, a Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza 100 mil euros à Associação Cultural Sebastião da Gama “para as obras de remodelação e adaptação do edifício”.

 A autarquia assegura ainda “o apoio técnico especializado para a inventariação, tratamento, conservação e disponibilização do espólio ao público” e providencia os recursos humanos necessários para a abertura e o funcionamento do espaço.

O acordo estabelece que à Junta de Freguesia de Azeitão “compete a aquisição do mobiliário e equipamento necessário” para o correcto funcionamento, bem como a garantia da “manutenção e conservação” do espaço.

A ACSG garante a gestão e conservação do espaço e dos bens legados, “de acordo com os seus objectivos e as disposições testamentárias” de Joana Luísa Gama. Deve igualmente, conforme o acordo estabelecido, “assumir o pagamento das despesas resultantes da gestão corrente e referentes a telecomunicações, alarmes, água e electricidade”. É ainda da responsabilidade da Associação Cultural Sebastião da Gama a elaboração e promoção de um programa de atividade “que respeite de forma integral as disposições testamentárias” de Joana Luísa na gestão dos bens e colecções.