Câmara de Setúbal aprova candidatura da Figueirinha à Bandeira Azul 2023

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a candidatura da praia da Figueirinha, na Arrábida, à Bandeira Azul 2023, o que acontece pelo 14.º ano consecutivo.

Após avaliar as cinco praias com uso balnear consagradas no Programa da Orla Costeira Espichel Odeceixe, a Câmara Municipal de Setúbal considerou “estarem reunidas novamente e, pelo décimo quarto ano consecutivo, as condições mínimas para a apresentação da candidatura à atribuição daquele galardão na Praia da Figueirinha”.

A autarquia sadina sublinha o papel da autarquia enquanto “impulsionador no desenvolvimento do potencial turístico e na promoção da qualidade ambiental”, recorda que a campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

“Esta iniciativa da FEE (Fundação para a Educação Ambiental) com o apoio da Comissão Europeia tem por objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes”, lembra.

A “Geodiversidade” é o tema de 2023 da campanha Bandeira Azul, um galardão de qualidade ambiental “atribuído anualmente às praias e portos de recreio que se candidatem e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”.

As praias são classificadas em vários aspetos, segundo 32 critérios pré-definidos, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, divididos por quatro grupos – Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Tendo em conta a candidatura da Praia da Figueirinha, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro à Associação Bandeira Azul da Europa no valor de 450 euros, de acordo com o Regulamento do Programa Bandeira Azul, para que a mesma seja “devidamente avaliada pelas entidades competentes para efeitos de atribuição do galardão”.