Presidente da República visita imigrantes em Odemira na véspera de Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a vila de Odemira, na tarde de 24 de dezembro, véspera de Natal, onde vive uma das maiores comunidades imigrantes do país.

Nos últimos anos, o concelho foi palco de polémicas, devido às denúncias de sequestro e agressão a imigrantes por parte da GNR e da existência de redes de tráfico humano, sobretudo para mão-de-obra para agricultura em Odemira.

O chefe de Estado, acompanhado pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, sendo recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, ao ser questionado sobre as condições dos imigrantres disse que que o país “acordou” para a necessidade de acelerar a regularização dos imigrantes em Portugal e melhorar as suas condições de vida, considerando que a resposta “está a ser dada” e está a ser “muito rápida”.

“As pessoas acordaram um bocadinho para situações que tinham de repente aumentado de forma brutal com a vinda de tantos imigrantes, [um assunto que] eles próprios falaram, a documentação. Em todos os domínios da vida deles é uma documentação às vezes burocrática e pesada, é na vida de todos nós, agora imaginem para quem não fala a língua”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

 Hélder Guerreiro, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de 30 de dezembro de 2021, residiam oficialmente em Odemira 10.970 estrangeiros, num total de 80 nacionalidades, o que representa 7% da população do concelho. Grande parte trabalha na agricultura.

 Segundo autarca, existem três mil lugares licenciados para a construção de habitações nas explorações agrícolas, mas o processo tem sofrido atrasos, devido ao aumento do custo da matéria-prima.

Depois da recepção na Praça da República, assistiu à peça de teatro imersivo sobre migrações de “Click”, pelo Grupo de Teatro Cabanita, no Espaço CRIAR, onde decorreu um encontro com representantes das comunidades migrantes.

O Presidente da República reuniu com os presidentes de junta de freguesia nos Paços do Concelho, onde assinou o Livro de Honra do Município, tendo prometido voltar a Odemira para uma visita mais demorada e para conhecer o concelho.


No Jardim Sousa Prado foi preparado um momento cultural, com a atuação dos alunos e professores do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, seguindo-se um Medronho de Honra. Marcelo Rebelo de Sousa terminou a visita a Odemira na Rua Sousa Prado, cumprimentando os comerciantes e adquirindo alguns produtos.