Bombeiros Sapadores de Setúbal celebram aniversário com nova ambulância

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salienta que “temos enorme orgulho por sermos uma das poucas autarquias do país que possui uma companhia de bombeiros profissionais altamente qualificados e com elevada capacidade de resposta aos mais variados riscos”, na sessão solene comemorativa do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, realizada a 21 de Fevereiro, na praça de Bocage.

A edil, ao frisar que a população justifica “o esforço camarário de ter um grupo de bombeiros altamente treinados que, todos os dias, zelam pela segurança colectiva”, reiterou, contudo, a necessidade de mais investimento por parte da Administração Central.

“O Governo deve assumir as devidas responsabilidades em matéria de financiamento dos bombeiros profissionais, o que não tem acontecido até agora”, vincou, para depois reforçar que “a segurança e o socorro das populações são uma responsabilidade inalienável do Estado, que não pode ser descurada sob qualquer pretexto”.

Maria das Dores Meira alertou que “as autarquias com bombeiros não podem ser penalizadas pela ausência de financiamento para assegurar o funcionamento adequado dos seus corpos de profissionais” e, por isso, insiste na “imperiosa necessidade de meios financeiros adicionais para manter” a companhia.

Nesta matéria, e apesar da ausência de respostas por parte do Estado, a autarca reforçou a aposta municipal realizada ao longo de quase duas décadas na “valorização da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, em particular no bem mais precioso, os operacionais”.

Sobre os bombeiros, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal manifestou a “profunda discordância com a alteração da idade de reforma dos bombeiros dos 50 anos para o regime geral”. E acrescentou. “Só quem não sabe o que é ser bombeiro poderia tomar tal decisão.”

Em matéria de investimento, além de obras a realizar em breve na cobertura do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, na cerimónia foi apresentada uma nova ambulância, a qual representa “um investimento de 50 mil euros na operacionalidade”, adiantou.

O comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o tenente-coronel Paulo Lamego, destacou o “trabalho permanente e dinâmico” da companhia que, atualmente, é reconhecida como uma unidade de excelência. “Os nossos bombeiros estão prontos para tudo!” 

Na liderança da instituição setubalense há quase uma década, Paulo Lamego, que tomou posse a 2 de Dezembro de 2010, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado, concretamente na “consolidação da imagem da companhia, na melhoria contínua da operacionalidade e no reforço da dedicação”.

Objectivos alcançados e que resultaram, de acordo com o comandante, “na geração de mais valor e no incremento da segurança e prontidão operacional da companhia”. Tudo isto, defendeu, sempre com particular intensidade na “condição física e componente técnica dos sapadores”.