Bailarinos e coreógrafos Bruno Senune e Beatriz Valentim realizam residência artística em Setúbal

Os bailarinos e coreógrafos Bruno Senune e Beatriz Valentim estão a realizar uma residência artística em Setúbal para preparação do projeto “Vanishing”, selecionado na terceira edição das Bolsas de Criação Artística da Câmara Municipal de Setúbal.

A residência, desenvolvida, essencialmente, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, incluiu uma visita à Escola Secundária D. João II, na qual Bruno Senune e Beatriz Valentim partilharam com os alunos os bastidores do trabalho e uma visão do mundo da dança contemporânea e da investigação coreográfica.

Esta visita integra o programa “Comunidade de Criadores de Cidadania”, iniciativa inovadora promovida pelo município de Setúbal no âmbito da programação do espaço A Gráfica, que tem como objetivos fomentar o diálogo entre as artes e o ensino e proporcionar uma experiência enriquecedora que desafia a tradicional separação entre a expressão artística e a educação formal.

A criação “Vanishing” recebeu, em 2023, um incentivo financeiro no valor de cinco mil euros e a possibilidade de usufruir de um espaço de trabalho nas instalações de A Gráfica no âmbito das Bolsas de Criação Artística promovidas pela autarquia.

Neste espetáculo, que será apresentado na edição de 2024 do MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal, a realizar em julho, Bruno Senune e Beatriz Valentim exploram gestos, movimentos e questões profundas que transitam entre os bailarinos e desafiam as fronteiras da expressão artística.