A Autoridade Marítima Nacional resgatou, a 22 de janeiro, um grupo de 17 mergulhadores que se encontravam em duas balsas, após a embarcação marítimo-turística de apoio à atividade do mergulho onde seguiam ter naufragado ao largo do Cabo Espichel, em Sesimbra, distrito de Setúbal.
“Na sequência do alerta recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (MRCC Lisboa), foram de imediato ativados para o local elementos da Estação Salva-vidas de Sesimbra que apoiaram no transporte dos mergulhadores para o porto de Sesimbra”, refere em comunicado.
Após a ação de resgate, um dos mergulhadores partilhou a seguinte mensagem com as entidades envolvidas:
“Na sequência do naufrágio da nossa embarcação, queremos agradecer e louvar a pronta ação das comunicações de emergência do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (MRCC Lisboa), assim como de todos os elementos e embarcação Salva Vidas de Sesimbra, que acorreram ao local, apoiando e resgatando todos com a máxima segurança.
Com grande profissionalismo e sentido de responsabilidade, contribuíram decisivamente para a ausência de vítimas e merecem todo o nosso respeito e simpatia”.
“Solicitamos que se possível façam chegar esta mensagem com o nosso agradecimento aos Homens da referida Estação Salva Vidas, MRCC Lisboa e todos os que de alguma forma contribuíram para este desfecho sem maiores danos, para além das perdas materiais e muita tristeza pela perda da embarcação, mas certos de que a vida continua e iremos ultrapassar este momento”, adianta.
A Autoridade Marítima Nacional felicita “todos os envolvidos nesta operação e todos os que realizam este trabalho silencioso de salvar vidas no mar. Estamos prontos para, diariamente, garantir a segurança de quem usufrui do mar”.