Reciclagem chega a três escolas do distrito de Setúbal

A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança uma nova edição da Academia Ponto Verde com o “Reciclar é na Boa”, reforçando o seu compromisso com a Educação das novas gerações, após estar com mais de 5 mil crianças no ano letivo anterior nas escolas e nas praias, . No dia 16 de novembro este roadshow pretende desafiar três escolas de Setúbal a aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens.

Ao participarem no “Reciclar é na Boa”, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e os seus professores, vão poder esclarecer e desmistificar dúvidas que possam ter sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, onde quer que se encontrem, em casa, na escola ou em qualquer momento de lazer com a famílias e amigos: “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?”, “As tampas dos iogurtes vão para o ecoponto amarelo?” ou “Precisamos de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”.

A SPV continua a promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, capacitando os mais novos de mais conhecimento, e a contribuir para que estas gerações possam ter um papel ativo e responsável em sociedade, num incentivo para que se tornem nos influenciadores do futuro em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem.

No dia 16 de novembro, a academia ponto verde vai estar em três escolas de Setúbal a desafiar os alunos a aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens.

Escola Básica de Vale da Amoreira, Bairro Paixão – Vale da Amoreira, 2835-011 Moita (9h00 | 2.º ciclo)

EBS LIMA DE FREITAS, R. Batalha do Viso, 2904 510 SETÚBAL (11h45 | turmas 3.º ciclo)

Escola Básica Maria do Carmo Serrote, Rua António José de Almeida, 2975-316 Quinta do Conde (15:30 | 2.º ciclo)


A Academia Ponto Verde vai percorrer o país, de norte a sul, prevendo a SPV realizar um total 61 sessões em 45 escolas. Cada formação terá a duração de 45 minutos, durante a qual os alunos também serão colocados à prova para testar o que sabem e o que aprenderam naquele dia. Em cada visita, a SPV vai também oferecer conjuntos de ecopontos verdes, amarelos e azuis aos estabelecimentos de ensino.

Para Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, “A sensibilização e educação dos mais jovens para o tema da separação e reciclagem das embalagens é um pilar fundamental para a Sociedade Ponto Verde. É crucial garantir que cada geração está mais bem preparada do que a anterior para os desafios do Ambiente e da Sustentabilidade, e que cada jovem possa ser um influenciador desta causa.”

“Ao longo de mais de 26 anos já impactamos mais de 500.000 jovens e só em 2023 levamos a nossa Academia Ponto Verde a mais de 5.000 jovens. Depois deste enorme sucesso, prevemos chegar a mais 1.500 alunos e professores em 45 escolas, com o roadshow que agora se inicia. Em 2024, a SPV vai reforçar a aposta na Academia Ponto Verde, materializando o nosso forte compromisso em estar nas escolas e junto dos professores a sensibilizar os alunos para os temas do Ambiente,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.