Assembleia Municipal de Setúbal exige novo centro de saúde em Azeitão

Assembleia Municipal de Setúbal aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU, que exige a construção de um novo Centro de Saúde de Azeitão.

Os deputados municipais que reuniram-se a 27 de Março, reafirmam “a necessidade urgente da construção do novo Centro de Saúde de Azeitão e manifestam a sua “solidariedade e apoio aos utentes do Centro de Saúde e à população de Azeitão, na sua luta e na dinamização de acções concretas na prossecução destes objectivos, apelando à sua mobilização e participação”.

A Assembleia Municipal de Setúbal exige que a Administração Regional de Saúde (ARS) e o Ministério da Saúde tomem “desde já as medidas para reforço do pessoal médico com a admissão de 7 novos médicos de família (MGF)” e a “adequação dos recursos administrativos e de enfermagem, bem como a alteração do modelo de funcionamento com vista à melhoria do atendimento, nas diversas valências”.

Os deputados municipais referem que a Unidade de Saúde de Azeitão funciona numa moradia adaptada e num pavilhão pré-fabricado adjacente, “sem condições para a prestação de cuidados de saúde aos utentes” e alertam que “com o crescimento demográfico em Azeitão, já há muito que as instalações não têm capacidade para dar resposta ao número de utentes registado”, frisando que “há anos que se tornou urgente encontrar soluções para este problema”.

“A carência de recursos humanos afecta igualmente de forma grave a Unidade de Saúde de Azeitão”, advertem, adiantando que ” há 5 médicos de família e são precisos mais 7″ e “dos 19.200 inscritos nesta unidade de saúde, apenas cerca de 38% dos utentes têm médico de família”.

“A situação em que se encontra o Centro de Saúde de Azeitão, no que respeita às instalações e no que respeita à carência de recursos humanos, é consequência da política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por sucessivos governos. Apesar de o Governo vir a público afirmar o reforço dos cuidados de saúde primários, a realidade concreta em Azeitão evidencia o oposto”, acusam.
“Há muito que a população e seus representantes defendem a construção de um novo centro de saúde em Azeitão e a contratação dos recursos humanos em falta, para assegurar as condições adequadas para a prestação de cuidados de saúde aos utentes e as condições de trabalho dos profissionais de saúde”, salientam os deputados municipais.

Na moção aprovada refere-se que a questão do terreno nunca foi obstáculo para a sua construção, tendo recentemente a Câmara Municipal de Setúbal confirmado a disponibilidade e respectiva localização, em Vila Nogueira de Azeitão, junto aos novos campos de padel e do espaço GOArrábida Azeitão.

“Havendo acordo quer da ARS, quer da Administração Central do Sistema de Saúde com a localização, e sendo positivas as informações que confirmam que o projecto e seu financiamento estão no bom caminho”, conclui a moção que será enviada para as entidades competentes.