Assembleia Municipal de Sesimbra – Deputados exigem escola secundária na Quinta do Conde

Assembleia Municipal de Sesimbra aprovou uma moção, por unanimidade, a exigir ao governo a construção de uma escola secundária na Ribeira do Marchante, freguesia da Quinta do Conde, dando cumprimento à resolução n.º 52/2016 do parlamento, a qual recomenda que se dê prioridade a esta obra.

“O governo tem-se remetido ao silêncio, enquanto a situação na Quinta do Conde se vai tornando cada vez mais grave”, refere a moção aprovada na sessão de 22 de Fevereiro pelos deputados municipais.

“As escolas que leccionam o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário na Quinta do Conde, estão sobrelotadas”, alertam os autarcas, adiantando que “a única escola com ensino secundário na freguesia, a Escola Michel Giacometti, só consegue dar resposta a cerca de 400 estudantes deste nível de ensino”. Ora, as instalações deste estabelecimento de ensino “necessitam de uma intervenção profunda em matéria de manutenção e conservação”, com a agravante de “serem exíguas para a população escolar, uma vez que foram projectadas para 600 estudantes e actualmente tem o dobro”. Nesse sentido, foram colocados dois pavilhões pré-fabricados já usados pela Faculdade de Letras, na cidade universitária, com m ais de quarenta anos de utilização, sendo uma situação “inaceitável e insustentável”.

A moção refere ainda que “diariamente centenas de estudantes deslocam-se para os concelhos limítrofes para prosseguir os seus estudos, com evidentes prejuízos, particularmente decorrente dos longos períodos de tempo despendido no percurso entre a residência e a escola, que em algumas situações chegam a atingir 2, 3 e até 4 horas”.

A Assembleia Municipal de Sesimbra lembra que a freguesia da Quinta do Conde é “dos territórios a nível nacional que tem registado um dos mais significativos crescimentos populacionais, sobretudo de população jovem, pelo que é expectável que a situação se agrave nos próximos anos”.

Os deputados municipais exigem para além da construção da escola secundária que “sejam executadas as obras de reabilitação da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti da Quinta do Conde por forma a garantir as condições dignas de trabalho à comunidade escolar que utiliza este equipamento”.

A moção vai ser enviada aos presidentes da República e da Assembleia da República, aos grupos parlamentares, ao Ministério da Educação e vários órgãos autárquicos e da comunidade educativa.