Museu Oceonagráfico recebe exposição “Plástico no mar: despertar. Mudar”

A exposição “Plástico no mar: despertar. Mudar”, está patente no Museu Oceanográfico, sito no Portinho Da Arrábida até ao final de Março (Terça a sexta, das 10h00 às 16h00 e Sábado das 15h00 às 18h00 ).

A mostra conta com fotografias de microplásticos de Filipa Bessa e esculturas feitas com 70 mil beatas de cigarro resultantes da colaboração da artista plástica setubalense Ana Quintino com o grupo Feel4Planet e uma peça do artista plástico XicoGaivota (Ricardo Ramos).

Esta exposição é organizada no âmbito do projecto Inforbiomares, promovido pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas com parceria do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente ISPA – Instituto Universitário, e Centro de Ciencias do Mar (CCMAR) Universidade do Algarve UAlg.

Filipa Bessa

Investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Sem precisar de procurar, esbarrava em plástico nos areais, a boiar na água, um pouco por todo o lado. Agarrou este assunto para tema de um pós-doutoramento: qual a dimensão da presença de microplásticos nos habitats costeiros do Mondego e os seus efeitos em espécies aquáticas? Venceu o concurso mundial de fotografia da Campanha CleanSeas, na categoria macro, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UN Environment)

Ana Quintino

De Setúbal, estudou Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria – Caldas da Rainha, licenciou-se com a nota mais alta do seu curso e começa a expor antes do final do curso. Fez a Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Universidade Nova de Lisboa

No seu trabalho tem explorado tipos diversos de materiais e expressões, mas é sobretudo na pintura que mostra a plasticidade da cor e textura da visão do mundo real que captura.

Realiza, ainda, trabalhos experimentais em escultura com materiais reutilizáveis acompanhando a visão ecológica que tem do mundo. Os seus trabalhos podem ser observados através do lynk:
http://www.anaquintino.com/obras/

Feel4Planet

Organização independente, fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal, que foca a sua acção na protecção do ambiente e dos recursos naturais. A educação ambiental e a responsabilidade social são os pilares da organização. O lema da organização é: “Teaming up for a sustainable future” (Unir-se para um futuro sustentável)

XicoGaivota (Ricardo Ramos)

Artista plástico .

Artista plástico que percebeu que todas as praias e zonas não concessionadas ou sem acesso fácil acolhem toda a nossa vergonha humana em forma de lixo, principalmente de plástico.

De acordo com o web site https://www.xicogaivota.com

  • “o Ricardo quer a natureza intocada para poder usufruir dela! E o que melhor o revela é o respeito com que ele trata o “lixo” que tira das praias (…).
  • Assim que o apanha deixa de ser lixo e passam a ser peças que merecem todo o respeito (…).
  • Peças que o Ricardo junta mas não manipula, não pinta, não corta, não dobra…! “

O resultado pode ser observado no seguinte link:
https://www.xicogaivota.com/work