O Setor de Arqueologia, Património e Museus da Câmara Municipal de Alcácer do Sal promoveu, a sessão de apresentação oficial do projeto SITIMUS à comunidade, a 30 de julho, no Centro Comunitário de Santa Catarina. A iniciativa contou com as presenças, da vereadora do município, Helena Guerreiro, e da secretária da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Rosário Vitória.
O projeto SITIMUS, promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS – UÉ), dedica-se a promover a salvaguarda e valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.
No decorrer da apresentação do projeto, ministrada pela arqueóloga Sónia Bombico (principal investigadora do SITIMUS), abordou-se a história do sítio arqueológico, nomeadamente de trabalhos anteriores ali efetuados, do estudo de materiais, da natureza da villa romana e dos futuros trabalhos de escavação, a ser levados a cabo já neste mês de agosto.
Foram igualmente revelados os objetivos do projeto, que passam pela investigação e salvaguarda do local, pela intenção de o tornar numa zona aberta para formação em arqueologia, nomeadamente para alunos do ensino superior, e por fazer a posterior comunicação dos resultados obtidos.
O SITIMUS conta com o apoio da ArchaeoSpain (de Espanha), da Universidade de Évora e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT – Lisboa). Tanto o município de Alcácer do Sal, com o fundamental apoio prestado para a realização da escavação, como a Junta de Freguesia, que cedeu o espaço para a iniciativa, receberam agradecimentos por parte da oradora.
De referir que, ainda neste âmbito, no dia 16 de agosto, pelas 10h30, realizar-se-á um dia aberto na escavação arqueológica com visita guiada, a cargo das arqueólogas responsáveis, à Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.