SIMARSUL integra equipa portuguesa no Projeto multinacional “TARGET” para gestão sustentável da água no Sudoeste Europeu

A SIMARSUL, enquanto parceira associada do projecto TARGET – TerritoriAl stRateGy for watEr scarciTy, no âmbito do programa Interreg Sudoe, participou a 25 e 26 de junho, na reunião de Kick off do Projeto, realizada em Sevilha, na sede da Consejería de Agricultura, Pesca, Água y Desarrollo Rural da Junta da Andaluzia e no Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua (CENTA), com a Agência do Meio Ambiente e da Água (AMAyA) como anfitriã.

Durante o evento, para além das reuniões técnicas e de coordenação do projeto, foi realizado um workshop com o objetivo de avaliar, através da participação ativa dos atores envolvidos, vários aspetos do quadro legislativo e institucional, planeamento, regulação e financiamento da gestão da água, com especial incidência nas situações de escassez.

A equipa portuguesa foi constituída pela FCT NOVA e pela Câmara Municipal do Barreiro, enquanto parceiros beneficiários, e pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela SIMARSUL, enquanto parceiros associados. O projeto conta com um consórcio de 10 parceiros no total e 10 entidades associadas para apoiar as diferentes fases de implementação.

A reunião de Kick off foi o segundo momento de envolvimento da SIMARSUL no Projeto, depois da participação no workshop Internacional realizado em Portugal, no passado mês de maio no Barreiro, com o objetivo promover a reflexão sobre estratégias territoriais para combater a escassez de água (notícia aqui).

Sobre o Projeto TARGET – TerritoriAl stRateGy for watEr scarciTy

O Projeto TARGET – TerritoriAl stRateGy for watEr scarciTy tem como prioridade preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no SUDOE (Sudoeste Europeu) e como objectivo principal promover o acesso à água e a gestão sustentável da água, envolvendo uma equipa multinacional e pluridisciplinar, num total de 20 parceiros, oriundos de França, Espanha e Portugal.

Os recursos de água doce na região SUDOE estão sob pressão antrópica crescente, levando à escassez de água e a problemas de qualidade, conflitos a nível de utilização e risco para os ambientes naturais. É essencial uma mudança de paradigma para enfrentar a crescente escassez de recursos hídricos. A adoção de práticas e organizações através da definição de estratégias de gestão concertada e plurianual, garantirá o necessário acesso à água para garantir a vida dos ecossistemas e o desenvolvimento económico e social do território.

Para responder a este desafio, os parceiros do projeto TARGET identificaram uma necessidade e uma oportunidade de cooperação, integrando a água não convencional na gestão local da água. O objetivo é promover, com base em análises prospetivas, o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de planeamento territorial para a gestão sustentável da água e a prevenção de situações de crise decorrentes da sua escassez. Esta estratégia permitirá o desenvolvimento de planos de ação integrando soluções para a utilização de água não convencional, incluindo a reutilização de águas residuais tratadas (ApR). As soluções, testadas através de projetos de demonstração, procurarão melhorar a governança da água, fomentar a aceitabilidade social, encontrar modelos de negócio inovadores e abordar questões de qualidade relacionadas com contaminantes emergentes.

Os parceiros do projeto beneficiam da experiência de Espanha em ApR, o país da UE que reutiliza mais água; da longa experiência de França na governança da água e da recente experiência de Portugal na produção de água, para cumprir os requisitos de qualidade para reutilização. As experiências e pontos de vista partilhados permitirão estabelecer sinergias a fim de propor as soluções mais adequadas para cada região e, assim, uma estratégia de planeamento para uma gestão sustentável da água e a prevenção da escassez de água útil para todos.

Os trabalhos de execução do projeto estão em curso desde março de 2024 e decorrerão até dezembro de 2026, cofinanciados pelo Programa Interreg-Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e

O projeto TARGET irá assim aumentar as capacidades estratégicas e operacionais dos atores envolvidos na gestão da água no território SUDOE.

Mais informação sobre o Programa qui: https://interreg-sudoe.eu/pt-pt/proyecto-interreg/target/

A SIMARSUL

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. foi criada pelo Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, e é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos.

É uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, SA, em representação do Estado Português, e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Os investimentos realizados no Sistema Multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, ao longo de duas décadas, têm contribuído, de forma decisiva, para a preservação sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade, para a melhoria dos recursos hídricos, para a valorização da água e reutilização de recursos, da qualidade de vida da população local e para a promoção do desenvolvimento e da competitividade regional.

A SIMARSUL continuará o investimento no seu Sistema Multimunicipal no âmbito do plano de investimentos em curso de empreitadas para o período tarifário 2017-2026, nomeadamente na conclusão de alguns subsistemas, na reabilitação de infraestruturas e na melhoria da eficiência e fiabilidade de processos.