André Cabica, presidente da direção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas: “Espero que os eventos do programa deste ano sejam do agrado da população”


O projeto “Vindimas 2021” foi a forma de celebrar a Festa das Vindimas em tempo de pandemia na vila de Palmela nos dois primeiros fins de semana de setembro, de 2 a 5 e de 9 a 12. André Cabica, presidente da direção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, revela as principais dificuldades em realizar este evento perante as restrições da Direção Geral da Saúde. Para a tradicional gala de eleição da Rainha da Festa das Vindimas a animação está a cargo e Herman José. A Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e o encontro com os produtores da região, no Mercado de Vinhos, são outras iniciativas que marcarão “Vindimas 2021”.

Setúbal Mais – Qual a importância de manter o certame em moldes diferentes a exemplo do ano passado em tempos de pandemia?
André Cabica –
Antes de mais, começo por agradecer este pedido de entrevista. É um prazer poder falar em nome de toda a equipa da Associação das Festas de Palmela e poder partilhar convosco os moldes em que foi pensado o projeto Vindimas 2021. À semelhança do que aconteceu no ano passado, não existem condições para a realização da Festa das Vindimas nos seus moldes habituais, mas sentimos ser nosso dever assinalar as atividades mais emblemáticas do evento, nomeadamente a eleição da Rainha das Vindimas, a Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e o encontro com os produtores da região, no Mercado de Vinhos. Este ano sentimos ser uma necessidade ainda mais premente assinalar o evento, pois poderá ser uma forma de apoiar a população na adaptação a esta nova realidade, no retorno às nossas tradições mais antigas e emblemáticas.

Setúbal Mais – Quais as principais dificuldades em organizar o certame com as condicionantes das restrições devido à pandemia?
André Cabica –
Este ano tem sido particularmente difícil a organização deste projeto. Curiosamente, mais do que aconteceu no ano passado. Se em 2020, por altura do evento, todos ainda se tentavam reorganizar e recuperar da surpresa de nos depararmos com uma pandemia e um confinamento geral, existindo ainda poucos eventos, o que obrigou a um trabalho de rápida adaptação muito exigente para a nossa recém-eleita direção. Este ano, muitas outras instituições já estão a moldar a sua atividade habitual àquilo que são as condições impostas à realização de eventos, surgindo, um pouco por todo o país, diferentes eventos, onde são seguidas também diferentes diretrizes. A evolução da situação pandémica de forma regular e, consequentemente, as diversas orientações que vão surgindo, acabam por dificultar o trabalho de quem pensa e planeia um evento desta natureza. Se, por um lado, é nosso intento “dar a mão” aos nossos parceiros, por outro lado temos de garantir que são cumpridas todas as condições previstas pela Direção Geral de Saúde, de forma a assegurar que existem condições de segurança para a realização dos diferentes eventos que constituem o projeto.

Setúbal Mais – O que gostaria de destacar do programa previsto?
André Cabica
– Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2020, decidimos voltar a eleger a nossa Rainha das Vindimas, sendo este espetáculo, com apresentação e animação de Herman José a marcar o início dos eventos. Esperamos ter connosco também os nossos parceiros produtores da região no Mercado de Vinhos, onde desejamos proporcionar à população a oportunidade de provar a oferta vinícola da região e alguns dos produtos alimentares mais emblemáticos, onde os visitantes poderão, num ambiente tranquilo e descontraído, participar em algumas iniciativas como showcookings, harmonizações e provas comentadas, entre outras atividades. A Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto é o evento mais tradicional que realizaremos, como de costume, no Largo do Município. Teremos também alguns concertos ao ar livre e provas desportivas a assinalar a programação, que pode ser consultada na íntegra no nosso site, em festadasvindimas.pt.

Setúbal Mais – Um dos momentos altos da festa é a eleição da Rainha das Vindimas. Como surgiu a ideia de convidar Herman José?
André Cabica –
Quando começámos a pensar na organização do espetáculo, mais concretamente de que forma poderíamos proporcionar o melhor evento à população, ocorreu-nos tentar articular este momento mais tradicional da Festa com um espetáculo que seria do agrado de todos. Sabemos que o Herman José, como nosso “vizinho” é uma pessoa que preza a região, conhece as tradições do evento e, sendo um grande artista, proporcionará uma noite alegre e agradável a todos os presentes, pelo que pensamos ter feito uma boa aposta.

Setúbal Mais – Qual a mensagem que deixa às gentes de Palmela para quem a festa é um dos acontecimentos mais importantes?
André Cabica
– Também para mim a Festa é um dos acontecimentos mais importantes. Sendo um filho da terra, sinto o peso da responsabilidade de proporcionar uma programação composta por eventos autónomos, diversificados, direcionados a diferentes públicos, que permitirão não deixar passar despercebida esta altura tão especial do ano para toda a população que é a época da vindima. Não sendo uma Festa das Vindimas, realizaremos as atividades de forma segura, de acordo com a regulamentação em vigor e com aprovação, não só da comissão de segurança com quem articulamos a nossa atividade, mas também com a autoridade de saúde responsável, da qual aguardamos parecer positivo para a realização dos eventos do projeto deste ano.

Setúbal Mais – Em termos de presença de público nas diversas iniciativas, como vai decorrer?
André Cabica –
Todos os eventos planeados para este ano possuem lotação limitada, de forma a assegurar as condições impostas em virtude da pandemia. Para a maioria das iniciativas foram emitidos ingressos que poderão ser adquiridos pela população para garantir a sua presença nas mesmas, apesar de a maioria dos eventos ser gratuita. Nas situações em que não existem ingressos, a lotação será limitada com o controle de entradas e saídas, como acontecerá, por exemplo, com o Mercado de Vinhos. Por fim, espero que os eventos do programa deste ano sejam do agrado da população, pois foram pensados e preparados a pensar no que nos une. O amor a Palmela e à nossa Festa.