Deolinda de Jesus canta Alexandrina Pereira

A fadista setubalense, Deolinda de Jesus, vai lançar o CD “Deolinda de Jesus canta Alexandrina Pereira”, no dia 29 de Agosto, pelas 18h00, no pátio do Dimas, na Casa da Cultura, em Setúbal.

A apresentação do novo CD conta com os músicos Luís Ribeiro, na guitarra portuguesa; Carlos Fonseca, na viola; Múcio Sá, no baixo. A direcção musical é de Carlos Fonseca. A gravação/edição/masterização foi realizada no Estúdio da Casa da Cultura de Setúbal. O técnico de som foi Valter Costa e o assistente Rui do Cabo. A entrada para este espectáculo é gratuita.

Trata-se do terceiro trabalho discográfico da fadista setubalense que conta com 10 temas, todos com letras da poetisa Alexandrina Pereira, entre os quais dois originais, “Cantem um fado comigo”, e “Num sonho que passa”, com música de Carlos Heitor da Fonseca. Os restantes oito temas, são músicas tradicionais com poemas de Alexandrina Pereira: “Tenho o mundo à minha espera”, com música de Armando Machado; “Encara a vida de frente”, com música de Jaime Santos; “A força com que me dei”, com música de Pedro Rodrigues; “Porque me visto de fado” (Fado Meno/popular), E os sonhos são todos meus”, com música de Joaquim Santos; Sempre será a vida”, com música de Alberto Correia; “Os poetas” com música de Armando Augusto Freire; e “Trago o sol no meu peito”, com música de Joaquim Campos.

Deolinda de Jesus vai realizar vários espectáculos para a divulgação do novo CD. Estão já marcados concertos para 15 de Setembro, às 21h30, na Casa da Baía, Setúbal, com os convidados Alfredo Santos e Marcelo Costa e para 19 de Setembro no Clube Recreativo da Palhavã, pelas 16h00, com os convidados André Gomes e Tiago Correia, sendo este oferecido pela União de Freguesias de Setúbal. A fadista tem ainda previstos espectáculos na Casa Ermelinda Freitas, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, e numa colectividade de Aires.

“Foi neste tempo tão introspectivo que a inspiração da poetisa se uniu à voz da fadista e o produto final foi este. Agradeço a todos, sem excepção, que contribuíram mais uma vez para que o meu fado ficasse registado”, afirma a fadista.

“Estou muito satisfeita com este trabalho discográfico porque canto poemas feitos para mim, a Alexandrina Pereira escreve muito bem, e estou a cantar temas que sempre ouvi e que tinha como objectivo cantá-los um dia”, sublinha Deolinda de Jesus. “É um disco essencialmente de fado porque é a minha essência”, conclui a fadista.

“Em pleno primeiro confinamento, que nos isolou completamente, a Deolinda de Jesus teve esta ideia e lançou-me o desafio”, refere Alexandrina Pereira, adiantando que “aceitei e foi uma forma inspiradora que também me ajudou a ultrapassar o isolamento”.

De referir que o videoclipe de um dos temas de lançamento, intitulado “Cantem um fado comigo”, já foi lançado. A produção é da Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Setúbal.

Veja o videoclipe em: https://www.youtube.com/watch?v=zcSPxBgBadg