Alcácer assinala Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia

Assinala-se hoje, 17 de maio, o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, que surge como uma oportunidade para efetivar os valores dos Direitos Humanos e a justiça social.

O município de Alcácer do Sal associa-se ao propósito de consciencialização sobre a violência, discriminação e repressão de comunidades LGBTI (pessoas lésbicas, homossexuais, bissexuais, trans e intersexo), procurando sensibilizar e educar para a tolerância e o respeito à diversidade. Neste âmbito na ponte pedonal de Alcácer do Sal e junto ao Posto de Turismo encontram-se expostas seis faixas coloridas, numa alusão à Bandeira Arco-Íris criada em 1979 pelo ativista gay Gilbert Baker, a pedido do político homossexual Harvey Milk para representar a Comunidade Gay, acabando por se tornar um dos principais símbolos do movimento LGBTI.

Qualquer cidadão que se sinta discriminado em função da sua orientação e/ou identidade de género, poderá recorrer aos seguintes serviços especializados:

CASA QUI – GABINETE DE APOIO À VÍTIMA PARA JUVENTUDE LGBTI

Telemóvel: 960 081 111

E-mail: geral@casa-qui.pt

Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 18h

CENTRO GIS – CENTRO DE RESPOSTAS ÀS POPULAÇÕES LGBTI

Telemóvel: 966 090 117

E-mail: gis@associacaoplanoi.org

Tipos de apoios: apoio psicossocial, grupos terapêuticos, apoio médico, apoio informativo e formativo, atendimento telefónico 24h

ASSOCIAÇÃO ILGA PORTUGAL – SERVIÇO DE APOIO À VÍTIMA LGBT

Telefones: 218 873 918/ 969 367 005

E-mail: sav@ilga-portugal.pt

O SAV LGBT dispõe de serviço de apoio psicológico, apoio social, departamento jurídico e linha de apoio telefónico LGBT (5.ª, 6.ª e sábado das 20h às 23h – 218 873 922; 969 239 229).

Existe ainda um serviço de proximidade em Alcácer do Sal, com atendimentos semanais – estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica:

(DES)IGUALDADES – SERVIÇO DE APOIO À VÍTIMA – ESTRUTURA DE ATENDIMENTO DA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA INTERVIR.COM

Telemóvel: 918 738 800

E-mail:desigualdades.intervir@gmail.com