Agência Portuguesa do Ambiente vai demolir restaurante ilegal na praia de Galápos

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai demolir o restaurante ilegal “O João”, situado na praia de Galápos, na Arrábida.

Segundo a APA, a construção encontra-se “zona de elevado risco, sujeita ao galgamento pelo mar” e a intervenção já tinha sido anuncida em 2020.

A intervenção estava prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado. Está ainda prevista a criação de um caminho de emergência e a melhoria das condições de acesso à praia, através da via já existente que se encontra bastante degradada.

“A intervenção visa a protecção do litoral e das suas populações, antecipando riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas”, afirma a APA em comunicado, acrescentando que o objectivo principal é a “prevenção e mitigação do risco associado à erosão e à inundação oceânica, assim como a mitigação do risco de desmoronamento de material rochoso a norte”.

A obra terá um prazo de execução de 80 dias, está orçada em cerca de 157 mil euros e é apoiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), no âmbito da adaptação às alterações climáticas e à prevenção e gestão de riscos.

“Queremos agradecer a todos os clientes e amigos, todo o carinho ao longo de uma vida, dizer-vos que chegamos ao fim, e que com toda a força abriremos noutro sítio. Para sempre o nosso cantinho à beira-mar. Até sempre”, refere a gerência, em comunicado, acompanhada de uma foto do fundador do espaço em 1957.