Setubalenses estão a usar as redes sociais para protestar para a mais recente campanha da Entidade Regional de Turismo (ERT) de Lisboa, na internet, que colocou uma fotografia da Arrábida com a identificação de Lisboa.
“Aos distraídos que tenham capacidade de pelo menos bater o pé pela sua cidade”, refere um setubalense, na página do Facebook.
Em causa está o facto da ERT Lisboa ter colocado no dia 14 de Agosto uma foto no site “visite Lisboa” como a foto documenta, com a legenda: “O lugar onde a natureza verde e clima quente reuniu-se sob um azul brilhante – Lisboa”.
“Pelo andar da carruagem qualquer dia nem setubalenses somos, iremos ser lisbonenses, o que acho com o andar da carruagem já não faltará muito para isso possa acontecer. Ou então ainda pior, que é como acontece em varias grandes “capitais” iremos ser um lugarejo de subúrbio de Lisboa”, afirma ainda o cidadão.
Outro setubalense afirma que “acho que todos concordamos que se deve atrair Setúbal via o turismo lisboeta, pois são os turistas que mais perto estão para vir visitar a nossa cidade” mas “a questão é como se apresenta a cidade”. “Uma coisa é dizer que este paraíso natural está a alguns Km de Lisboa e que facilmente se visita, outra é dizer que Setúbal é Lisboa, que é o caso desta imagem”, frisa.
“A Arrábida é uma serra de beleza ímpar que sempre se orgulhou de ter Setúbal como sua cidade privilegiada e sua capital distrital e não deve permitir apropriações indevidas”, afirma outro setubalense, revoltado com esta campanha nas redes sociais.