Os novos donos da herdade e palácio da comenda compraram a propriedade de 600 hectares, na Arrábida por 16 milhões de euros e não por 50 milhões como inicialmente anunciados.
A compra deste valor foi feita pela revista “Sábado” que fez uma investigação sobre os novos proprietários e chegaram até uma off shore com sede no Dubai.
“A compra da Comenda acabaria por ser fechada por transferência bancária. A escritura revela que a viúva do antigo dono (Xavier de Lima) tinha 75%. Foi transcionada um terreno, o palácio, uma capela, um moinho, e mais 22 pequenas casas”, refere a revista, adiantando que a compra se destina à “revenda”.
A escritura foi assinada a 5 de Dezembro de 2019 em Lisboa, Os herdeiros de Xavier de Lima mandaram um procurador enquanto os compradores foram representados pela Seven Properties – Sociedade de Investimentos imobiliários.
Desde que os novos proprietários compraram a Comenda decidiram colocar placas de proibição de entrada e contraram uma empresa de segurança para fiscalização.
Há ameaças de encerramenti do parque de merendas da Comenda em 2021 e o parque de estacionamento junto à praia de Albarquel foi destruído.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal que reuniu com os representantes dos novos donos assegura que os dois equipamentos vão continuar abertos ao público.