Adeus “Ponta do Verde”

Ainda ontem saiu dali e já hoje senti saudades de lá o ver. Vamos lá nós perceber a mente humana?…

Passados poucos dias de termos anunciado que o “Ponta do Verde” estava prestes a deixar o antigo estaleiro da Praia da Saúde, chegou o momento de mostrar aqui a primeira imagem do local onde nos habituamos a vê-lo ao longo de muitos anos, agora já sem a sua presença.

Este foi o último barco construído em madeira a ser reparado neste espaço de tantas e gratas memórias de muitos setubalenses, particularmente daqueles que nasceram e residiram na zona poente da cidade.

O “Ponta do Verde” deixou a Praia da Saúde, ontem, 28 de setembro de 2015, uma data que ficará para a história desta cidade, porquanto com esta ação é dada por terminada a atividade de construção e reparação naval num espaço que ao longo de quase um século viu serem reparados e construídas milhares de embarcações de todo o tipo.

O espaço poente da Praia da Saúde, ocupado pela embarcação e seus apoios, será agora limpo e depois de derrubadas as antigas instalações fabris da SADONAVAL será concluída a ligação entre o Parque Urbano de Albarquel e a Praia da Saúde, ficando toda a zona ribeirinha devolvida à cidade.

E para completar todo este projeto será depois construído um novo edifício de apoio às atividades náuticas, designado por “Terminal 7”.

A cereja em cima do bolo virá quando as instalações do Forte de Albarquel forem recuperadas e ligadas por passadiço ao PUA, graças à generosidade da fundação Buehler-Brockhaus que oportunamente anunciou que suportaria a despesa.

E, se ainda andarmos por cá alguns aninhos, teremos certamente a oportunidade de apreciar uma longa praia de areias brancas que vinda desde a Comenda entrará na cada vez mais linda cidade de Setúbal, cidade cada vez mais visitada por portugueses e estrangeiros.

Rui Canas Gaspar