A celebração da Semana do Mar 2015, em Setúbal, atraiu à zona ribeirinha da cidade milhares de pessoas. Setubalenses e visitantes abraçarem o mar, de 20 a 27 de Setembro, dias em que desfrutaram do vasto conjunto de eventos em programa, tendo como palco a frente ribeirinha da cidade, no seio duma baía que integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo.
“Foi mais um êxito resultante da parceria entre a APSS (Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra) e a Câmara Municipal de Setúbal (CMS), com a habitual colaboração da Marinha Portuguesa e da Aporvela, a que se juntou a participação empenhada das associações de pesca setubalenses, Bivalmar, Setúbal Pesca e Sesibal” refere em comunicado a APSS.
O programa elaborado pela APSS e a CMS deu a conhecer aos setubalenses e à população em geral, “o trabalho já realizado e algumas das ideias futuras conjuntas para o desenvolvimento do turismo e da dinamização da frente ribeirinha de Setúbal e das profissões ligadas ao mar, por outro, proporcionou a todos o contato com os maiores embaixadores do mar portugueses, várias experiências de mar, e conhecer a história e a realidade da pesca em Setúbal” refere ainda esta entidade promotora do evento.
Foram realizados dois seminários, o primeiro, sob o tema “Educação, Formação Marítimo-Portuária e Empregabilidade”, onde dos vários especialistas intervenientes ressaltou a oferta atual para a formação de profissionais e empreendedores na economia do mar, exemplos da oferta de licenciaturas no Instituto Politécnico de Setúbal e de cursos profissionais no Centro de Formação Portuária do Porto de Setúbal.
Ao II Seminário Internacional – As Cidades Portuárias e a Relação Porto – Cidade, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo de Mesquita Nunes, e profissionais ligados à temática, coube debater as “Oportunidades para o Turismo em Setúbal: Cruzeiros e Marítimo-Turística”, no Fórum Luisa Todi, durante o qual mais de duzentos e cinquenta participantes, tomaram nota do grande crescimento do turismo em Setúbal, que não pode ser dissociado da parceria entre a APSS e a CMS, e de que Setúbal tem potencialidades para ser escala de cruzeiros de média dimensão e de super iates, um desafio a desenvolver com promoção junto dos operadores.
Durante o evento esteve patente uma exposição “Tradições da Pesca e Circuito do Pescado”, só possível com a colaboração das associações de pesca Bivalmar, Setúbal Pesca e Sesibal, foi dado a conhecer artes de pesca utilizadas na região, como redes, ganchorras, covos e outros aparelhos, entre outros objectos, imagens em fotografia e pintura, que retratam a actividade piscatória em Setúbal. Como complemento, foi proporcionada também uma visita guiada à Docapesca de Setúbal, para conhecer o circuito do pescado até às nossas mesas, que incluiu duas simulações de leilões decrescentes, um antigo à voz e outro moderno com comando electrónico.
A iniciativa que aglutinou mais adesão do público foi, mais uma vez, a presença simultânea, no Cais 2 do Porto de Setúbal, dos três veleiros nacionais, NRP Sagres, que foi visitada por 10.500 pessoas entre alunos das escolas de Setúbal e público em geral, NTM Creoula e caravela Vera Cruz, conjuntamente com a lancha de fiscalização da Marinha Portuguesa NRP Orion, que ofereceu ao público várias mini viagens pelo rio Sado. Já os veleiros Creoula e Vera Cruz proporcionaram viagens de Lisboa para Setúbal e Setúbal para Lisboa a jovens. A vertente náutica foi complementada por uma regata de veleiros de Sesimbra para Setúbal – Troia, dia 26, e por um desfile náutico de encerramento, no dia 27, com a participação de todas as embarcações.
No Cais 2, durante a Semana do Mar 2015, esteve ao dispor do público para visitas um conjunto de stands institucionais dos organizadores, APSS e CMS, e de patrocinadores, simultaneamente com a iniciativa “Veleiros ao Luar”, que incluiu provas de ostras de Setúbal e mais de uma dezena de quiosques de street food.