Acidente entre dois parapentes provoca um morto e um ferido na Arrábida

Um homem, de 51 anos, morreu e outro ficou ligeiramente ferido esta tarde, 17 de dezembro, vítimas de uma colisão entre dois parapentes, junto às praias da Arrábida, concelho de Setúbal, disse à Lusa o major Ricardo Silva, do Comando Geral da GNR.

O alerta da colisão de dois parapentes na zona da Arrábida foi dado às 16h23, e “a patrulha deslocou-se ao local e confirmou que havia uma vítima mortal e um ferido leve”, adiantou o responsável da GNR.

As operações de socorro envolveram meios e operacionais dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, bombeiros voluntários de Pinhal Novo e de Sesimbra, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR, num total de 20 elementos, apoiados por sete veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e um helicóptero.


De referir que durante a tarde era visível, da praia da Figueirinha, mais de uma dezena de praticantes de parapente, alguns dois quais aterraram nesta praia da Arrábida.

Uma testemunha deste acidente refere que “os pilotos voavam a uma altura de uns 30 em relação ao local de queda que fica a cerca de 100 metros para poente da zona de descolagem. Como vinham no mesmo sentido (de nascente para poente) e com desnível de alturas entre si de 2 metros, o piloto que ia à frente quis virar à esquerda sem ter o cuidado de olhar se alguém vinha por perto. O choque foi inevitável ficando os cordões entrançados uns nos outros e as asas entraram em rotação. Não houve tempo de lançar os pára-quedas de reserva, nem estes seriam úteis com tão baixa altitude”.