Vinhos da península de Setúbal estiveram em destaque na gala da revista “Wine – Essência do Vinho”, considerada os “óscares do vinho”, relativos a 2015. Para além de Bernardo Cabral ser o enólogo do ano, foram distinguidos mais de uma dezena de vinhos desta região.
Bernardo Cabral, enólogo na Companhia das Lezírias, e consultor em vários projectos como a Herdade de Pegos Claros e Bombeira do Guadiana, foi eleito como o “Melhor Enólogo 2015”, pela revista “wine – Essência do Vinho”.
A distinção foi anunciada durante a gala da revista, conhecida como os “Óscares dos Vinhos”, que decorreu no dia 12 de Fevereiro, no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, na Bairrada. “Bernardo Cabral está à vontade em qualquer destes campeonatos e o seu trabalho recente prova-o. Polivalente e afável, é um enólogo de eleição e uma daquelas pessoas com quem toda a gente gosta de trabalhar”, refere a prestigiada revista.
Bernardo Cabral, licenciado em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia, fez a sua pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto em 2004. Ao longo do seu percurso profissional destaca-se o trabalho desenvolvido na Companhia das Quintas onde produziu vinhos em diversas regiões de Portugal. Posteriormente e durante 8 anos dirigiu a Casa Santa Vitória, Alentejo (grupo hoteleiro Vila Galé).
Desde 2012 gere o Departamento Vitivinícola e Oleícola da Companhia das Lezírias e mantém a sua actividade de enólogo consultor na Casa Santa Vitória e, desde Abril de 2012, na Herdade Pegos Claros, concelho de Palmela.
Os “Óscares do Vinho” da Revista de Vinhos distinguiram ainda vinhos da península de Setúbal. Assim, o “Bacalhôa Regional Península de Setúbal tinto 2009” e “Bacalhôa Setúbal Moscatel Roxo Superior 2002” ganharam na categoria de “Prémios Excelência”.
Na categoria “Melhores de Portugal: grandes vinhos por todo o país” foram distinguidos “Hexagon – Regional Península de Setúbal branco 2014” e “Hexagon Regional Península de Setúbal tinto 2009”, ambos da José Maria da Fonseca; “Horácio Simões Vinhas Velhas – Palmela Castelão Grande Reserva tinto 2013”, da Casa Agrícola Horácio Simões; “Leo d´Honor Palmela tinto 2009”, da Casa Ermelinda Freitas; “Pegos Claros Grande Escolha tinto 2012” e “Pegos Claros Vinhas Velhas Reserva tinto 2011”, ambos da Herdade de Pegos Claros; “Bacalhôa Regional Península de Setúbal branco 2014”, da Quinta da Bacalhôa. Nesta categoria foram ainda distinguidos “Moscatel de Setúbal 2001, da Quinta da Bacalhôa e “Moscatel de Setúbal 2004 – Domingos Soares Franco Colecção Privada”, da José Maria da Fonseca.