Vitória homenageia personalidades em dia de aniversário

O Vitória Futebol Clube que celebrou, a 20 de novembro, 113 anos de existência prestou homenagem a várias personalidades do mundo Vitória “pelo seu trabalho, resiliência, esforço e dedicação em prol do nosso clube. Pela forma como todos os dias o defendem e carregam ao peito este emblema que tanto nos diz”.

– Domingos Diniz (Ténis de Mesa);
– Miguel Diogo Gonçalves (Ti Miguel – recebido pela sua família);
– Carla Cardoso (Futebol Feminino);
– Pedro Afonso (Atletismo);
– Futsal Masculino e Futebol Feminino;
– Hélio Sousa (recebido pela esposa Florbela Sousa);
– Herculano.
– Escola de Futebol Feminino de Setúbal (representada por Sara Nunes);
– Paula Cardoso e Inácia Ramalho;
– Lourenço Henriques;

– Ginástica (representada pelos professores Inês Aldeano e Rodrigo Couto);
– Fernando Paiva (Naná);
– Custódio Pinto.

“Obrigado por todos os dias lutarem em prol de um Vitória melhor para todos nós”, refere o clube.

Também foram distinguidos os vitorianos que fizeram 25, 50, 75 e 100 anos de associados. “O Vitória Futebol Clube agradece a todos a lealdade e por, ano após ano, caminharem lado a lado com o clube, mostrando que o Vitória continua vivo e que jamais estará sozinho. Vocês são a alma deste clube”, refere a direção do emblema sadino.

No jantar de aniversário, realizado no Pavilhão Antoine Velge, o presidente do município sadino, André Martins disse que a autarquia foi sempre “muito além desse tipo de apoios [financeiros], em particular na valorização das modalidades que o clube disponibiliza e que fazem do Vitória Futebol Clube uma associação com forte e profundo enraizamento na cidade e na região”.

Independentemente das dificuldades financeiras que o clube atravessa, assim como o nível desportivo no âmbito do futebol profissional, o presidente da Câmara destacou o facto de o Vitória ser uma das mais importantes escolas de formação da região, “que o mesmo é dizer que é uma importante escola de formação cívica e de cidadania”.

O autarca realçou que o município tem como objetivo central a aposta no desporto e na respetiva componente formativa, motivo pelo qual programou para os próximos dois anos ações nesta área que integram um vasto conjunto de investimentos no concelho que ultrapassa os 30 milhões de euros.

A estratégia municipal passa pela intensificação da atividade desportiva no concelho e pela qualificação de espaços para a prática de desportos.

O território de Setúbal vai assistir em breve à construção do novo Pavilhão Desportivo das Manteigadas e de um novo pavilhão desportivo em Azeitão, assim como às requalificações do Campo das Pedreiras, do Pavilhão Desportivo Municipal João dos Santos e do campo de futebol municipal de Praias do Sado.

No jantar de aniversário do Vitória Futebol Clube, no qual marcaram presença várias personalidades, como o vereador do Desporto, Pedro Pina, André Martins sublinhou que a cooperação institucional com a Câmara Municipal “teve maior alcance, importa destacá-lo, com a entrada de Hugo Pinto na SAD do Vitória em 2021”.

O autarca afirmou que a entrada do dirigente para a SAD vitoriana tem contribuído para que o clube avance com “passos mais seguros, pesem embora os percalços desportivos, em direção à estabilidade e à consolidação de uma estrutura de gestão qualificada e profissional”.

O presidente da Direção do Vitória Futebol Clube, Carlos Silva, que também destacou a “contribuição fundamental” de Hugo Pinto, sublinhou, igualmente, as preocupações existentes com o futuro vitoriano, apesar de verificar melhorias desde 2020, altura em que tomou posse, período em que “as dificuldades eram desmedidas, tanto financeiras, como estrutural e organizacionalmente”.

Carlos Silva, para quem, mesmo depois dos muitos esforços desenvolvidos pela Direção e pela SAD, o futuro do clube permanece envolto em incertezas, não deixou de recordar o carinho que os setubalenses continuam a dedicar ao Vitória.

O dirigente evocou a história centenária do clube, repleta de êxitos icónicos, nomeadamente no futebol profissional, com um currículo no qual constam uma Taça Teresa Herrera, a Mini Copa do Mundo, três Taças de Portugal e a edição inaugural da Taça da Liga.