Vereadores do PS questionam executivo CDU sobre encerramento do troço entre as praias da Figueirinha e de Galapos

Os vereadores do PS questionaram executivo CDU sobre o encerramento do troço entre as praias da Figueirinha e de Galapos e que medidas foram tomadas até agora para a regularização da situação, na reunião pública de 7 de fevereiro.

“Setúbal está prestes a assinalar um ano de encerramento do troço entre a Praia da Figueirinha e a Praia de Galapos e os vereadores do PS voltam a questionar executivo CDU sobre que medidas foram tomadas até agora para a regularização da situação”, referem os socialistas, em comunicado.

No início de 2023, as chuvas intensas que se fizeram sentir resultaram numa fissura numa das paredes rochosas da Serra da Arrábida, sobranceira ao troço entre a praia da Figueirinha e a praia de Galapos, o que levou ao seu encerramento.

“Apesar de ter sido transmitido inicialmente que a situação estaria já a ser avaliada e que seria alvo de intervenção brevemente, a realidade é que após um ano os setubalenses e todos aqueles que nos visitam vêem-se impedidos de circular no troço em questão, podendo apenas realizar o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro por via marítima ou através de outro troço substancialmente mais longo”, adianta o comunicado.

Neste sentido, e porque consideram “ser relevante atuar de forma a garantir o acesso às praias a poente da cidade através deste troço já na próxima época balnear, os vereadores do PS questionaram o executivo CDU sobre que medidas foram tomadas até agora e quais as que estão previstas, com vista à regularização da situação”, conclui.

Na resposta, o presidente do município de Setúbal, André Martins, disse que trata-se de uma situação “complexa” e que aguarda resposta do Ministério do Ambiente sobre a intervenção a realizar no local. O autarca informou ainda que no próximo Conselho Municipal de Segurança vai apresentar o relatório feito por empresas da especialidade e entregue ao governo.