Universidade sénior reforça cinema em Setúbal

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, elogiou o trabalho desenvolvido pela UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, na ceriónia de inauguração do cine-estúdio, realizada a 19 de maio, nas instalações da UNISETI.

“As universidades seniores e, em particular a Universidade Sénior de Setúbal, são uma circunstância dos tempos que vivemos. Só uma Câmara desprovida de competências intelectuais é que não é capaz de olhar para a sua cidade e perceber que, hoje, os públicos a quem tem de responder já não são os públicos de há vinte e trinta anos”, disse Pedro Pina.

O vereador da Cultura discursava durante a cerimónia de inauguração do Cine-Estúdio da UNISETI, auditório direcionado para sessões de cinema, construído no âmbito da primeira fase de obras de ampliação do estabelecimento de ensino, num investimento da autarquia sadina.

“A Câmara Municipal tem no cinema uma componente muito relevante. Setúbal deve ser das poucas cidades que ainda mantêm um cinema, o Charlot. Acreditamos que vale a pena continuar a ter uma programação um bocadinho alternativa na cidade, sem ser o cinema da pipoca”, afirmou.

O autarca saudou a vitalidade da universidade e a inspiração dada pelos alunos e mostrou total disponibilidade em continuar a apoiar o estabelecimento de ensino. “Espero, daqui a alguns anos, que a força da vida me dê o arrojo de continuar com a vossa vitalidade. Vocês continuam a ser uma inspiração, porque não desistem de continuar a exercer a vossa cidadania neste espaço. Estarei como sempre à vossa disposição para aquilo que nas minhas áreas seja útil”, afirmou.

Já o presidente da UNISETI, Arlindo Mota, realçou que o novo cine-estúdio, que serve para a exibição de filmes didático-pedagógicos, é o resultado de um investimento com comparticipação da Câmara Municipal de Setúbal.

A inauguração, com a presença de cerca de três dezenas de alunos, reservou ainda a exibição do filme “António Variações”, de João Maia.