Presidente Vítor Proença protesta contra inclusão de Alcácer na lista de risco elevado de Covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, manifesta-se contra a inclusão do concelho no grupo de 121 concelhos de elevado risco de contágio pela pandemia provocada pela Covid-19, anunciada a 31 de Outubro pelo primeiro-ministro António Costa e com a entrada em vigor a 4 de Novembro.

Recorde-se que no distrito de Setúbal apenas Grândola e Santiago do Cacém ficaram de fora da lista divulgada pelo governo.

“Logo após a divulgação das medidas adotadas pelo Governo e a classificação de Alcácer do Sal no grupo de 121 concelhos de elevado risco de contágio pela pandemia provocada pela Covid-19, Vítor Proença, na noite de ontem, entrou em contacto com o secretário de Estado, Jorge Seguro Sanches (coordenador regional do Governo para o Alentejo) chamando a atenção para a possibilidade de haver incorreção nos números apresentados pelo Governo”, refere a autarquia em comunicado.

“De acordo com os dados oficiais, Alcácer apresentava, nos últimos 15 dias, 27 casos positivos confirmados, ou seja, para os 13 mil habitantes que existem no concelho (e não 10 mil habitantes) corresponderá 0,21%. Este valor, como se pode observar, fica abaixo do critério emanado do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção das Doenças e do quadro de referência dos 240 casos positivos para cada 100 mil habitantes, verificados nos últimos 15 dias”, refere ainda o município.
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, durante a manhã de hoje, 1 de Novembro, retomou os contactos com o secretário de Estado, Jorge Sanches, que ainda não apresenta esclarecimentos para o que possa, eventualmente, ter acontecido.
Aguardamos mais informação da parte do Governo e do Ministério da Saúde.