UNICEF Portugal alerta para escassez de água na praia de São João, na Costa da Caparica

É já no próximo dia 27 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00, que a UNICEF Portugal vai estar na Praia de São João, na Costa da Caparica, em Almada, com uma ação de sensibilização com o objetivo de alertar os veraneantes para a escassez de água no mundo e, em particular, para as dificuldades enfrentadas pelas crianças para aceder a poucos litros de água por dia.

Todos os dias, mais de 1000 crianças morrem de doenças causadas por água, saneamento e higiene inseguros. As crianças são as que mais sofrem diariamente, estimando-se que, dos cerca de dois mil milhões de pessoas sem acesso a água potável a nível global, 648 milhões são crianças. Em países como a Etiópia, há crianças a caminharem nove horas, todos os dias, para recolher apenas cinco litros de água para as suas famílias, tempo que poderiam estar na escola e a brincar.

Este é o ponto de partida para a atividade que a UNICEF Portugal vai levar até à Praia de São João. Lá, distribuirá jerricans aos veraneantes, lançando-lhes o desafio que simula o trajeto percorrido por milhares de crianças diariamente para ter água. Os participantes serão desafiados a realizar um conjunto de atividades como cozinhar, tomar banho ou lavar loiça, apenas com cinco litros de água, exemplo dos desafios diários que as famílias, em territórios em contextos de seca ou escassez, enfrentam.

A iniciativa enquadra-se na Semana Mundial da Água 2023, promovida pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI) de 20 a 24 de agosto, em Estocolmo, e dá continuidade ao mais recente apelo da UNICEF Portugal “A última gota”. Neste encontro a UNICEF, reforçará o apelo à priorização de respostas resilientes em áreas de crescente stresse hídrico, sobretudo no que diz respeito a infraestruturas de água e saneamento em situações de emergência, crises humanitárias, alterações climáticas e no seu impacto nas crianças.