União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro tem Balcão SNS24 que facilita proximidade do utente

O Balcão SNS 24 na sede da junta de freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, foi Inaugurado, a 10 de fevereiro, com as presenças do presidente da junta, Fernando Caria, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, Miguel Lemos, e dos coordenadores do Centro de Saúde do Montijo, Andreia Maduro e da Unidade de Saúde Familiar do Afonsoeiro, Fábio Azevedo.


O serviço Balcão SNS 24 resulta de uma parceria entre a junta de freguesia, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Neste novo espaço, a população pode marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas, consultar exames, pedir a emissão do certificado Covid, entre outros serviços.
“Não substituímos os Centros de Saúde, mas facilitamos a vida a quem precisa destes serviços, e estamos mais próximos dos nossos fregueses”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Caria. Esta proximidade foi também evidenciada pelo diretor do ACES Arco Ribeirinho, Miguel Lemos, para quem estes serviços visam “quebrar a distância que muitas vezes existe entre o utente e o prestador”.

Para o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno canta, este é “um passo importante para melhorar os cuidados de saúde primários das pessoas” e deseja que “todas as Juntas possam ter também um Balcão SNS24 e trabalhar nesta relação direta com os cidadãos e os serviços de saúde”.


O Balcão SNS 24 que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30, na sede da junta de freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro (av. dos Pescadores, n.º 78 Montijo) facilita o apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De referir que esta é a segunda unidade no distrito de Setúbal. A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) passa, assim, a contar com nove balcões que prestam apoio assistido às populações locais, através do acesso facilitado que possibilita marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços remotos, e do acesso mediado que permite realizar uma teleconsulta, obter os certificados digitais Covid da UE e outros serviços de saúde.
Tendo por objetivo promover e facilitar o acesso, de forma segura, eficiente e mais próxima aos serviços digitais disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde, os Balcões SNS 24 resultam da parceria entre as Administrações Regionais de Saúde, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os municípios e as juntas de freguesia.


A inauguração de um novo Balcão SNS 24 representa uma aposta na promoção da inclusão digital e social e assume-se como um serviço público importante para a vida das pessoas. Para este mês prevê-se a abertura de mais balcões na região de Lisboa e Vale do Tejo, de modo a facilitar o acesso aos serviços de saúde remotos do SNS a quem não tem equipamentos tecnológicos, sem internet ou com pouca literacia digital.