Turismo: Os desafios do futuro, a missão de sempre

A crescente aposta do Turismo de Portugal na formação e qualificação de profissionais para o setor, através da sua rede de escolas de hotelaria e turismo, é bastante evidente nas medidas e estratégias que tem vindo a desenvolver e promover, em especial nestes últimos dois anos.

Vocacionadas para formar profissionais de excelência, as Escolas do Turismo de Portugal têm assumido um papel preponderante nesta matéria, promovendo formação destinada aos profissionais do setor, contribuindo para o incremento das qualificações destes profissionais e permitindo a aquisição de novas competências em áreas preponderantes, como são a sustentabilidade e a digitalização.

Sensível à problemática da qualificação das profissões turísticas, e estando integrada num território onde a atratividade se centra, principalmente, no desenvolvimento do turismo associado a desportos de natureza e turismo sustentável (rotas e percursos temáticos), na Gastronomia e Vinhos (complemento turístico de grande relevância) e património histórico, arquitetónico e etnográfico, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) tem consciência do papel importante que assume nesta equação e desenvolve a sua atividade indo ao encontro das necessidades decorrentes do desenvolvimento e crescimento turístico da região onde está inserida.

Com o objetivo de colmatar as lacunas sentidas no mercado, a EHTS tem vindo a dinamizar a sua oferta formativa e a desenvolver programas de formação em áreas que complementam a atividade turística da região, designadamente nas áreas de Cozinha, Restaurante/Bar, Gestão Hoteleira em Alojamento e Turismo de Natureza e Aventura.

Situada no antigo Quartel do 11, edifício emblemático da cidade de Setúbal, a EHTS dispõe de estruturas formativas que permitem ministrar formação de excelência, de que são exemplo uma Sala de Análise Sensorial, Bar, Cozinha de Produção, Cozinhas com Estações de Trabalho Individuais, Auditório Técnico de Cozinha e Pastelaria Quente e Fria. Possui, ainda, o Restaurante de Aplicação “O Quartel” com capacidade para 40 pessoas e um Hotel de Aplicação, “11 Hotel School”, com 24 quartos, ambos abertos ao público.

A Escola conta anualmente com cerca de 300 alunos em formação presencial, a frequentar a formação inicial: Cursos de Dupla Certificação (requisitos de acesso – 9.º ano | certificação – equivalência ao 12.º ano) e Cursos de Especialização Tecnológica (requisitos de acesso (inscrição) – 12.º ano | certificação – Diploma de Especialização Tecnológica). No que se refere à Formação Executiva, modalidade de formação destinada a profissionais e público em geral, tem sido maioritariamente realizada em regime online, na Academia Digital do Turismo de Portugal. Em 2021, a EHTS realizou cerca de 50 ações de formação que contaram com um total de 3.186 formandos.

Atualmente, e em parceria com o NEST (Centro de Inovação do Turismo), a EHTS dinamiza o projeto Future Labs Hotel na área da inovação. Este projeto consiste em transformar o hotel de aplicação da Escola, o “11 Hotel School” num laboratório de experimentação, possibilitando às empresas/Startups trazerem para a Escola, e Hotel, projetos inovadores e únicos no país nas áreas da digitalização, sustentabilidade e acessibilidade, para serem testados. Neste momento, encontram-se em fase de testagem três projetos: “Concierge Virtual”, projeto na área da inteligência artificial, um avatar que se apresenta através de um monitor e interage com o cliente, respondendo às perguntas que lhe são colocadas sobre o hotel, interesses turísticos e gastronómicos da cidade; projeto na área da sustentabilidade, uma aplicação que monitoriza e permite saber quais os consumos hídricos e energéticos dos clientes no hotel, para depois possibilitar a atribuição de recompensas em função do baixo consumo; e um projeto na área da acessibilidade, uma aplicação que dá informação, sobre os cuidados e procedimentos a ter em conta, no acolhimento de um cliente por exemplo com mobilidade reduzida.

O objetivo final do projeto Future Labs é disseminar, junto dos empresários do setor do turismo, soluções únicas no país e devidamente testadas que contribuem para a inovação no turismo em Portugal. Com este projeto, a EHTS está também a dotar os seus alunos com competências altamente inovadoras que podem fazer toda a diferença na sua integração no mercado de trabalho.

Para 2022, o novo desafio da EHTS chama-se “Formação + Próxima” e vai desenvolver-se em parceria com três municípios: Setúbal, Alcácer do Sal e Sesimbra. Destinado a empresários, gestores, quadros intermédios, operacionais e colaboradores do setor do turismo, visa capacitar os municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Ao longo dos anos, a EHTS tem apostado na formação de excelência dos seus alunos formando, acima de tudo, cidadãos para um mundo global. São estes os princípios que norteiam a nossa atividade e movem a equipa na concretização de um objetivo comum: contribuir para a valorização das profissões do setor do Turismo.

Helena Lucas
Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal


A crescente aposta do Turismo de Portugal na formação e qualificação de profissionais para o setor, através da sua rede de escolas de hotelaria e turismo, é bastante evidente nas medidas e estratégias que tem vindo a desenvolver e promover, em especial nestes últimos dois anos.

Vocacionadas para formar profissionais de excelência, as Escolas do Turismo de Portugal têm assumido um papel preponderante nesta matéria, promovendo formação destinada aos profissionais do setor, contribuindo para o incremento das qualificações destes profissionais e permitindo a aquisição de novas competências em áreas preponderantes, como são a sustentabilidade e a digitalização.

Sensível à problemática da qualificação das profissões turísticas, e estando integrada num território onde a atratividade se centra, principalmente, no desenvolvimento do turismo associado a desportos de natureza e turismo sustentável (rotas e percursos temáticos), na Gastronomia e Vinhos (complemento turístico de grande relevância) e património histórico, arquitetónico e etnográfico, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) tem consciência do papel importante que assume nesta equação e desenvolve a sua atividade indo ao encontro das necessidades decorrentes do desenvolvimento e crescimento turístico da região onde está inserida.

Com o objetivo de colmatar as lacunas sentidas no mercado, a EHTS tem vindo a dinamizar a sua oferta formativa e a desenvolver programas de formação em áreas que complementam a atividade turística da região, designadamente nas áreas de Cozinha, Restaurante/Bar, Gestão Hoteleira em Alojamento e Turismo de Natureza e Aventura.

Situada no antigo Quartel do 11, edifício emblemático da cidade de Setúbal, a EHTS dispõe de estruturas formativas que permitem ministrar formação de excelência, de que são exemplo uma Sala de Análise Sensorial, Bar, Cozinha de Produção, Cozinhas com Estações de Trabalho Individuais, Auditório Técnico de Cozinha e Pastelaria Quente e Fria. Possui, ainda, o Restaurante de Aplicação “O Quartel” com capacidade para 40 pessoas e um Hotel de Aplicação, “11 Hotel School”, com 24 quartos, ambos abertos ao público.

A Escola conta anualmente com cerca de 300 alunos em formação presencial, a frequentar a formação inicial: Cursos de Dupla Certificação (requisitos de acesso – 9.º ano | certificação – equivalência ao 12.º ano) e Cursos de Especialização Tecnológica (requisitos de acesso (inscrição) – 12.º ano | certificação – Diploma de Especialização Tecnológica). No que se refere à Formação Executiva, modalidade de formação destinada a profissionais e público em geral, tem sido maioritariamente realizada em regime online, na Academia Digital do Turismo de Portugal. Em 2021, a EHTS realizou cerca de 50 ações de formação que contaram com um total de 3.186 formandos.

Atualmente, e em parceria com o NEST (Centro de Inovação do Turismo), a EHTS dinamiza o projeto Future Labs Hotel na área da inovação. Este projeto consiste em transformar o hotel de aplicação da Escola, o “11 Hotel School” num laboratório de experimentação, possibilitando às empresas/Startups trazerem para a Escola, e Hotel, projetos inovadores e únicos no país nas áreas da digitalização, sustentabilidade e acessibilidade, para serem testados. Neste momento, encontram-se em fase de testagem três projetos: “Concierge Virtual”, projeto na área da inteligência artificial, um avatar que se apresenta através de um monitor e interage com o cliente, respondendo às perguntas que lhe são colocadas sobre o hotel, interesses turísticos e gastronómicos da cidade; projeto na área da sustentabilidade, uma aplicação que monitoriza e permite saber quais os consumos hídricos e energéticos dos clientes no hotel, para depois possibilitar a atribuição de recompensas em função do baixo consumo; e um projeto na área da acessibilidade, uma aplicação que dá informação, sobre os cuidados e procedimentos a ter em conta, no acolhimento de um cliente por exemplo com mobilidade reduzida.

O objetivo final do projeto Future Labs é disseminar, junto dos empresários do setor do turismo, soluções únicas no país e devidamente testadas que contribuem para a inovação no turismo em Portugal. Com este projeto, a EHTS está também a dotar os seus alunos com competências altamente inovadoras que podem fazer toda a diferença na sua integração no mercado de trabalho.

Para 2022, o novo desafio da EHTS chama-se “Formação + Próxima” e vai desenvolver-se em parceria com três municípios: Setúbal, Alcácer do Sal e Sesimbra. Destinado a empresários, gestores, quadros intermédios, operacionais e colaboradores do setor do turismo, visa capacitar os municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Ao longo dos anos, a EHTS tem apostado na formação de excelência dos seus alunos formando, acima de tudo, cidadãos para um mundo global. São estes os princípios que norteiam a nossa atividade e movem a equipa na concretização de um objetivo comum: contribuir para a valorização das profissões do setor do Turismo.

Helena Lucas
Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal