“The Carpentry Club” e “Cantinho da Xana” vencem “Prémios Espírito Empreendedor Odemira”

A carpintaria “The carpentry Club” e o “Cantinho da Xana” foram os vencedores da 6.ª edição dos Prémios Espírito Empreendedor, que se insere no âmbito do Programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”, promovida pelo município de Odemira, tendo as distinções sido entregues, a 23 de julho, na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.


Para o vice-presidente do município, Ricardo Cardoso, “o espírito empreendedor está a alastrar” no concelho, adiantando que queremos “puxar por novas ideias e que destas possam surgir projetos empreendedores”.


“Começámos em 2015 e desde então já tivemos muitas candidaturas e queremos evoluir”, disse o autarca, lembrando que os Prémios Espírito Empreendedor dividem-se em duas categorias: “As novas iniciativas empresariais”, em que foram apresentadas 38 candidaturas, e “Ideias empreendedoras e criativas”, que contou com 34 candidaturas. “São números relevantes, demonstrando que os nossos jovens têm ideias e querem pensar em empreendedorismo”.


Ricardo Cardoso sublinhou que “o nosso apoio ao empreendedorismo não se esgota nos prémios, temos um programa mais ambicioso que é o ‘Odemira Empreende’ que contempla incubadora de empresas, onde as novas iniciativas têm a possibilidade de se fixarem no nosso território, a ‘Bolsa de Emprego’, que é um encontro entre a oferta e a procura de emprego no concelho, e ainda um apoio financeiro na criação de postos de trabalho”.


“Já tivemos mais de 150 candidaturas apoiadas financeiramente e a criação de mais 150 postos de trabalho”, disse o autarca.


O júri, constituído por João Coelho e Ângela Matos, analisou 9 candidaturas e atribuiu o primeiro prémio nas “Novas Iniciativas Empresariais” à carpintaria “The carpentry Club”, um projeto iniciado em 2022, que cria artesanato de luxo utilizando como matéria-prima madeiras provenientes dos concelhos de Odemira e Monchique, com a criação de uma marca portuguesa por Nadine Guerreiro e Luís Favel, que receberam um apoio financeiro de 2 mil euros, mas não marcaram presença.


O 2.º prémio foi o “Cantinho da Xana”, uma mercearia, resultante de um projeto familiar que prioriza a compra de produtos a fornecedores locais e onde é possível optar pela venda a granel, de Alexandra Rodrigues, com atividade iniciada em agosto de 2021, na freguesia de S. Salvador e Santa Maria, recebendo um apoio financeiro de mil euros. “Obrigado ao município por esta iniciativa porque nos dá mais força para apoiar principalmente as pessoas mais idosas e quem não tem condições, promover os nossos produtos locais, que são muito bons e cada vez mais apreciados, e só assim consegui realizar um projeto familiar que há muito tinha guardado”, afirma a empresária.


O 3.º prémio foi atribuído ao projeto de alojamento local situado no centro da Zambujeira do Mar, “Breathe in Guest House”, de Ana Luís Vasques, que recebeu um apoio financeiro de 500 euros. O projeto procura seguir uma conduta responsável ecologicamente e por esse motivo é parceiro da Rota Vicentina. “Agradeço ao município de Odemira pelos apoios que me têm dado para o desenvolvimento do meu projeto e, apesar da minha pequena dimensão, tudo farei para divulgar os aspetos positivos da nossa região”, disse a empreendedora.


Nas “Ideias empreendedoras e criativas”, o 1.º prémio foi para Humiverso”, de Pedro Miguel Santos e Rafael Crisóstomo, dois jovens engenheiros, que receberam um apoio financeiro de 1.200 euros. A ideia é desenvolver e construir estações locais de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos (fertilizantes de origem orgânica com efeito positivo e na produtividade nas culturas, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e o mercado alvo são as empresas agrícolas, viveiros, centros de jardinagem ecoturismo, juntas de freguesia e câmaras municipais), acompanhado de um modelo de consultadoria na freguesia de S. Teotónio e Santa Maria.

“Quero agradecer ao município esta iniciativa e incentivar a sua continuação que contribui para o empreendedorismo do concelho e estamos aqui para contribuir para a resiliência e sustentabilidade dos vários setores da economia de Odemira”, disse o vencedor, revelando que “estão em fase de desenvolvimento”, na freguesia de Santa Clara, perto de S. Luís.


O 2.º prémio foi para a ideia “SW Portugal on Bike”, de João Alfeirão, um jovem do concelho, que prevê a disponibilização de uma frota de bicicletas elétricas ao longo do Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina, recebendo um apoio financeiro de 800 euros. “Agradeço ao município por este apoio e espero que continuem a desenvolver o programa para incentivar os empreendedores em novas ideias e projetos para o concelho”, disse.


O Programa “Odemira Empreende” tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial, através de várias medidas e ações para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, com vista à captação de novos investimentos, criação de emprego e qualificação do tecido empresarial. Além dos apoios financeiros, este programa engloba a Oficina do Empreendedor (que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), a redução de taxas municipais, apoio à fixação de empresas, incentivos fiscais e a implementação do Prémio Espírito Empreendedor.